JavaScript não suportado

 

[JORNAL DO COMMERCIO] Museu de Arte Afro, no Recife, celebra os 80 anos de Naná Vasconcelos; confira programação

Evento contará com roda de conversa com a presença da viúva Patrícia Vasconcelos e uma apresentação musical com Nelson Ângelo com a Escola de Música Naná Vasconcelos (UFRPE)

Emannuel Bento

Publicado em 20/02/2024 às 10:28 | Atualizado em 20/02/2024 às 10:33

/2024 às 10:33

 

Percussionista Naná Vasconcelos estaria completando 80 anos em 2024

Percussionista Naná Vasconcelos estaria completando 80 anos em 2024 - NATHALIA MARTINS/DIVULGAÇÃO

Se estivesse vivo, o lendário percussionista Naná Vasconcelos estaria fazendo 80 anos em 2 de agosto deste ano. Antecipando a celebração, o Museu de Arte Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro Recife), localizado no Recife Antigo, realizará uma programação de homenagem nesta quinta-feira (22), a partir das 17h. A entrada é gratuita.

Na ocasião, uma da salas do espaço será batizada com o nome do artista. O evento contará com a presença especial de Patrícia Vasconcelos (viúva e curadora da obra de Naná), que participará de uma roda de conversa com Moisés Santana (pró-reitor UFRPE e coordenador da escola de Música Naná Vasconcelos), Lúcia Helena Ramos (diretora do Museu), Junior Afro (diretor nacional do Sistema de Cultura MINC) e o artista Nelson Ângelo.

Apresentação musical

Outro destaque da programação é a apresentação do compositor e cantor Nelson Ângelo, que fez parte da história de Naná quando lançaram o grupo "A Tribo", nos anos 70 gravou o disco "Africadeus", do Naná, atuando como instrumentista.

O violonista apresenta o show "Miscigenação", junto com as percussionistas Aishá Lourenço, Paz Brandão e a Escola de Música Naná Vasconcelos (UFRPE).

Legado

"O Muafro quer celebrar os 80 anos de Naná para afirmar o legado de um pernambucano que muito fez pela nossa cultura", declarou a diretora do Museu Lucia Helena.

Todas as salas serão ocupadas com arte no primeiro andar da exposição "Um homem com calos nas mãos não precisa de identidade", do artista Otávio Bahia. No segundo a exposição de fotos e itens inéditos de Naná Vasconcelos e no terceiro andar os shows.

Mais homenagens

Em novembro de 2023, o artista foi homenageado com um megamural intitulado "Naná Vasconcelos, Sinfonia e Batuques", de autoria da artista Micaela Almeida. A pintura muralista preenche cerca de 200m² da fachada do Edifício Guiomar, localizado no bairro da Boa Vista, em frente ao Parque 13 de Maio, nas proximidades da Faculdade de Direito do Recife.

Em janeiro de 2022, a viúva Patrícia Vasconcelos iniciou diálogos com o poder público municipal e estadual para a criação de um memorial no Centro do Recife. As conversas começaram depois que a imprensa, incluindo o JC, publicou sobre a falta de parcerias com instituições públicas e privadas para salvaguardar e divulgar a obra do músico. Naná Vasconcelos morreu em 2016 após complicações causadas por um câncer de pulmão.

SERVIÇO
Muafro (Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo)
17h – Roda de Conversa com Lúcia Helena Ramos (Muafro), Patrícia Vasconcelos (viúva e curadora da obra de Naná), Jr Afro (MINC), Moisés Santana (UFRPE) e Nelson Ângelo (Clube da Esquina).
18h30 – Nelson Ângelo apresenta o show “Miscigenação”, junto com as percussionistas Aishá Lourenço, Paz Brandão e a Escola de Música Naná Vasconcelos (UFRPE).
20h – Coquetel
Entrada Gratuita