JavaScript não suportado

 

Homenagem a servidores aposentados e palestra marcam103 anos da UFRPE

Em 3 de novembro de 1912, os monges beneditinos lançaram a pedra fundamental das Escolas Superiores de Agricultura e Veterinária, em Olinda. Essa data marca o início da história centenária da UFRPE, sendo o ponto de partida da Instituição que hoje oferece dezenas de cursos de graduação e pós-graduação e possui uma comunidade universitária de mais de 20 mil pessoas. Ontem (3/11), o Salão Nobre testemunhou uma programação festiva, que iniciou com uma homenagem aos servidores que se aposentaram no último ano e seguiu com concerto musical, palestra, corte do bolo e grandes emoções.

No início da tarde, às 14h, foi realizada a solenidade em homenagem aos servidores que se aposentaram entre novembro de 2014 e outubro de 2015. Eles receberam um diploma e a medalha Professor Manoel Rodrigues Filho, comenda dedicada ao reconhecimento pela contribuição de tantos anos dedicados à UFRPE.

“Em outros tempos, quem se aposentava praticamente ninguém se dava conta. Em 2012 criamos essa homenagem como forma de prestar nosso agradecimento e reconhecimento a quem tanto se dedicou à Instituição”, destacou a reitora Maria José de Sena.

Entre os homenageados, professores e técnicos-administrativos com décadas de serviços prestados à UFRPE. “Não nos olhem como passado, mas como presente, como pessoas que dedicaram muitos anos e que estão à disposição daqui para frente”, ressaltou o professor Paulo de Jesus, do Departamento de Educação, escolhido para representar parte dos homenageados em sua fala. “Foram muitos anos e muitas lutas. Luta para ver essa universidade verdadeiramente à serviço da sociedade; luta para garantir mais participação em todas as esferas da instituição; lutas por melhores condições de trabalho. E é bom perceber que conquistamos tanta coisa, perceber que as maiores conquistas aconteceram justamente no governo daquele que em como primeiro diploma da vida um diploma do Senai”, destacou, referindo-se ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Depois da homenagem, o Coro Universitário da UFRPE apresentou diversas peças da música clássica e regional. O Coro entoou um repertório com canções diversificado, como a Suíte Nordestina de José Gomes, entre outras peças. Em 2015 o Coro Universitário celebrou 45 anos de fundação.

Programação noturna

Pela noite, a programação festiva continuou com uma palestra proferida pela reitora da UFRPE. Durante cerca de uma hora, a professora Maria José de Sena realizou uma apresentação sobre a história da Instituição, destacando sobretudo os avanços obtidos nos últimos anos pela UFRPE.

A reitora refletiu, entre outros temas, sobre o processo de interiorização iniciado em 2004; sobre a reestruturação dos espaços universitários possibilitados pelo programa Reuni, do Governo Federal; o ingresso da UFRPE na educação a distância, em 2005; a adesão ao Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR); o aumento no número de cursos de graduação e pós-graduação, e a ampliação da comunidade universitária nos últimos anos; a criação de programas, projetos e diversas ações voltadas à melhoria das condições de trabalho e favorecimento das atividades acadêmicas.

“É importante percebemos que em pouco mais de 10 anos estamos vivendo numa outra universidade, bem maior, mais complexa, e que obteve muitas conquistas. Nosso trabalho atualmente se concentra na valorização das pessoas – estudantes, docentes e técnicos, pois são as pessoas que trabalham diariamente para transformar nossa universidade cada vez mais para melhor”, ressaltou.

A palestra foi prestigiada pela comunidade universitária e diversas autoridades, como a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, representantes da Polícia Militar, da Fecomércio, entre outras instituições.

Por fim, já às 21h30, a comunidade universitária participou do corte e degustação do bolo em comemoração ao 103º aniversário da UFRPE.

Na próxima quinta (05/11), a Banda Sinfônica Cidade do Recife realiza um concerto musical em homenagem à UFRPE, às 9h, no Salão Nobre, campus Dois Irmãos.