JavaScript não suportado

 

Professor da UFRPE participa de pesquisa da IEEE sobre vídeo games

Cronograma interativo também mostra que a maioria dos ‘gamers’ preferem jogar sozinhos do que online; e a realidade virtual será o futuro dos vídeo games

De acordo com pesquisa da IEEE, maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, realizada no Facebook entre os dias 11 de junho e 13 de julho com gamers de todo o mundo, as gerações mais novas passam menos tempo jogando vídeo games. Com idades 18 a 24 anos, os entrevistados revelaram que jogam no máximo cinco a oito horas  em uma sessão, enquanto usuários de 25 a 34 anos comentaram chegam a jogar acima de 15 horas, mais do que o dobro da quantidade de horas de participantes mais jovens. A quantidade média de jogo em uma sessão foi de aproximadamente oito horas. Um dos comportamentos mais comuns dos gamers é ficar sentado durante horas jogando com, ou contra outros ao redor do mundo, porém descobertas recentes mostram que os mitos do ‘gamer tradicional’ estão desaparecendo. 

58% dos participantes também revelaram que preferem jogar em modo campanha, em vez de online. Jogar individualmente no modo campanha, que mostra uma história contínua em um mundo fictício, foi a primeira escolha para os gamers em relação ao jogo online, onde o jogador está conectado a adversários através da internet. 

"As gerações mais novas de gamers estão gastando menos tempo jogando devido às crescentes considerações sociais", disse Stu Lipoff, associado da IEEE e presidente da Ação Partners IP. "Os avanços na tecnologia, como celulares, tablets, wearables e canais de mídias sociais, como Facebook e Twitter, estão disputando a atenção de jovens adultos e crianças. Este meio de interação social da nova geração tem mudado de jogos online, onde podem interagir através de jogos com amigos ou estranhos, aos outros métodos de comunicação social. O crescente interesse no modo de campanha pode ser devido a que jogadores não precisam de uma interação social online para ter uma experiência de qualidade de vídeo games.” 

Uma tendência presente no levantamento mostra que os interessados por vídeo games acreditam que a realidade aumentada / realidade virtual (AR/VR) será a próxima revolução. Quando perguntados sobre a "próxima grande inovação para os vídeo games", 51% dos entrevistados globais acreditam que (VR / AR) é o futuro dos jogos. Jogos open-source (21 por cento), que permite que o usuário personalize seu jogo e formatação, porque os códigos-fonte do jogo estão disponíveis publicamente, e jogos de segunda tela / óculos inteligentes (18 por cento) completaram os três primeiros lugares das respostas dos participantes sobre a "próxima   grande inovação para os vídeo games”.  

De acordo com Todd Richmond, associado da IEEE e diretor de protótipos avançados do Instituto de Tecnologias Criativas (TIC) da Universidade do Sul da Califórnia, essa estatística parece seguir uma tendência que só vai continuar a crescer. “Os desenvolvedores de vídeo games já estão começando a adotar AR / VR e a realidade combinada. Não há dúvida de que essas tecnologias imersivas serão a mais importante inovação da próxima geração de vídeo games, e também terão impacto em outros aspectos de nossas vidas. A indústria   dos vídeo games será um dos primeiros a adotar e irá ajudar a descobrir como a tecnologia é viável. Até 2017, o AR / VR / tecnologias de realidade combinada será levada de forma fácil e acessível para as casas de consumidores, em grande parte graças aos vídeo games.” 

 Respostas adicionais dos participantes em relação aos desenvolvimentos mais significativos das oito gerações de vídeo games incluem:

·  46% acham que cartuchos de ROM foram a tecnologia mais impactante desenvolvida durante a segunda geração de vídeo games (1977-1983).

·  Ajuda com a velocidade do sistema, a quarta geração dos vídeo games (1987-1994) levou as consoles  de jogos de CD-ROM à vanguarda, mas 53% dos participantes realmente acreditam que a tecnologia de maior impacto durante essa geração foram os microprocessadores de 16 bits.

·  Durante a sexta geração dos vídeo games (1997-2005), 31 por cento dos entrevistados acreditam que os avanços na unidade de processamento central / unidade de processamento gráfico de consolas "(CPU / GPU) as velocidades eram a tecnologia mais impactante da geração. 

A especialista do setor, Elena Bertozzi, membro da IEEE e professora associada de design e desenvolvimento de games na Universidade de Quinnipiac, acredita que existe uma mudança na forma em que os vídeo games são percebidos, aumentando a sua popularidade e aceitação. "Os vídeo games não são mais considerados como algo que desperdiça o tempo de seus usuários", disse Elena Bertozzi. "Os avanços ao longo das oito gerações de jogos não só melhoraram a experiência do usuário e a qualidade geral de jogar, mas permitiram que a tecnologia de vídeo games seja utilizada em outras aplicações. Esses usos adicionais, como no aeroespaço e treinamento militar, ou motivar funcionários no local de trabalho, mudaram a conotação dos vídeo games e ampliaram os consumidores da indústria.” 

Com isso em mente e olhando ao Brasil, o membro brasileiro da IEEE, e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Julio Damasceno, acredita que a área de jogos casuais está crescendo muito no país, tanto em jogadores como em desenvolvedores. "Algo que não pode ser deixado de fora é o crescimento do mercado de games casuais, pois a popularização das plataformas móveis e das redes sociais abriu caminho para trazer novos jogadores, muitas vezes, com perfis diferentes dos tradicionais de consoles. Uma das coisas mais importantes nos jogos casuais é a capacidade de divertir os jogadores e a diversão proporcionada." 

Sobre a IEEE:

A IEEE é uma ampla organização profissional, com atuação global, dedicada a avanços tecnológicos em benefício da humanidade. Por meio de suas renomadas publicações, conferências, padrões tecnológicos, além de atividades profissionais e educacionais, a IEEE é porta-voz da credibilidade em diversos segmentos, que abrangem sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações para engenharia biomédica, energia elétrica e consumo de eletrônicos. Para mais informações, acesse http://www.ieee.org

Sobre a pesquisa

O cronograma interativo de vídeo games da IEEE foi apresentado na página de Facebook da organização no 11 de junho e orientou o usuário através das oito gerações dos vídeo games, pedindo aos participantes suas opiniões sobre as melhores inovações de cada geração e o futuro da indústria. O cronograma era individual e permitia aos participantes a ler e responder em seu próprio lazer. Houve um diferencial no número de respondentes que varia entre 639 - 2314, dependendo da questão. A pesquisa fechou no dia 13 de julho.