JavaScript não suportado

 

PGCTA desenvolve pesquisa pioneira na área de alimentos no Brasil

No dia 31 de agosto de 2015 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE a defesa pública da dissertação intitulada “Efeitos do processamento por plasma atmosférico sobre as características de qualidade em suco de uva “Isabel” pela mestranda Fabiana Lima de Melo. A dissertação, orientada pela professora Maria Inês Sucupira Maciel, é uma das pioneiras na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil e foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma da Universidade Federal Rural do Semiárido, coordenado pelo professor Clodomiro Alves Júnior.

Os resultados do estudo indicam que o processamento por plasma atmosférico, por curto período de tempo, conseguiu garantir a qualidade microbiológica do suco de uva sem alterar as características físico-químicas originais da bebida. Além disso, uma ampliação na concentração de compostos bioativos foi revelada após seis minutos de processamento para fenólicos e antocianinas totais e capacidade antioxidante.

Plasma, também conhecido como quarto estado da matéria, vem sendo reconhecido pela comunidade científica internacional como um dos métodos de processamentos verdes mais atuais e promissores na área de alimentos.

Maiores informações:
Maria Inês Sucupira Maciel
m.inesdcd@gmail.com                                             

Fabiana Lima de Melo    
fabianalimma@yahoo.com.br