JavaScript não suportado

 

Departamento de Educação realiza seminário sobre universidade sustentável

E[[{"fid":"301","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":"156","width":"240","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"},"link_text":null}]]m 2015, o Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) completa 50 anos de comprometimento com sua missão de educar com excelência e ética para a cidadania, o mundo do trabalho e da vida,  com valores como a autonomia, a cooperação, a responsabilidade social, a partir de uma perspectiva crítica e criativa em favor da transformação da realidade social.

Como parte da agenda comemorativa do seu cinquentenário, o Departamento promove, de 24 a 26 de março, o Seminário de Avaliação e Planejamento DEd 2015, que tem como tema “Ded 50 anos: construindo a sustentabilidade”. Os seminários de avaliação e planejamento, realizados anualmente, representam oportunidades de renovação do compromisso de toda a equipe de docentes e técnicos(as) que fazem o DEd, visando o aperfeiçoamento das suas atividades na Instituição, que têm como resultante final, a contribuição do Departamento para o alcance das metas da UFRPE.

Neste Seminário de 2015, o Departamento tem por objetivo provocar os (as) participantes a pensar sobre: O que entendemos por Universidade Sustentável? Como podemos ser protagonistas na construção deste modelo de universidade? Quais os impactos da discussão sobre universidade sustentável na dinâmica do Departamento de Educação? Que atividades e ações o DEd precisa e deseja realizar no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão que se coadunem com os princípios de uma Universidade Sustentável?

No primeiro dia do Seminário haverá, além da abertura solene, o lançamento do concurso de curtas-metragens: “I Rural Mostra Curtas”, uma parceria do DEd com o Cine Coruja, projeto de Extensão do Departamento. Também nesta noite, a professora e pesquisadora Solange Fernandes Soares Coutinho (UPE/FUNDAJ) profere a conferência intitulada “Universidade sustentável: limites e possibilidades”.

O 2º e 3º dias do Seminário acontecerão na Sala Calouste Gulbenkian, na Fundação Joaquim Nabuco, localizada na Av. 17 de Agosto, em Casa Forte. Nesse período, os docentes e técnicos do DEd discutem questões de cunho interno, referentes ao planejamento das ações do Departamento para 2015.

Deste seminário resultará o escopo de atividades que serão desenvolvidas no âmbito do DEd em 2015, voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. A importancia deste trabalho, por si só, justifica a necessidade de suspensão das aulas ministradas pelos docentes do DEd, durante o evento, permitindo assim que os mesmos possam se dedicar a este momento estratégico de planejamento.

Programação

Dia 24 de março

Local: CEAGRI II – sala 7

19h – Solenidade de Abertura – mesa de abertura – Reitora, vice-reitor, pró-reitores e direção do DEd

19h30min – Lançamento do Concurso de Curtas “50 anos do DEd”

19h40min - Conferência de Abertura “Universidade Sustentável: limites e possibilidades”

Conferencista: Professora Solange Coutinho (UPE – FUNDAJ)

Mediação: Profa. Monica Lopes Folena Araújo (DEd)

Dia 25 de março

Local: FUNDAJ (Salão Calouste Gulbenkian) - Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte

8h – Acolhimento – Café da manhã

9h – Cenário das ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão do DEd

9h30min – Análise da sustentabilidade nas ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão do DEd (trabalho em GTs)

11h30min – Momento cultural – Talentos DEd

12h – 13h30min - Almoço

13h30min às 15h30min – Mesa redonda “Sustentabilidade na UFRPE e no DEd”

Debatedores: Prof. Luiz Maia (Pró-Reitor de Planejamento da UFRPE), Prof. Francisco Caporal (DEd), Profa. Ângela Santa Clara e Profa. Loide Brito (DEd); Mediação: Profa. Joanna Lessa Fontes Silva (DEd)

15h30min – Debate

17h – Encerramento

Dia 26 de março

Local: FUNDAJ (Salão Calouste Gulbenkian) - Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte

8h – Acolhimento – Café da manhã

9h – Consolidação do planejamento de ações sustentáveis para 2015 (trabalho em GTs)

11h – Plenária final (socialização das ações sustentáveis planejadas nos GTs)

12h – Encerramento