Além do Campus-Sede e das Unidades Acadêmicas, a UFRPE possui estações experimentais com a finalidade de expandir as ações de ensino, pesquisa e extensão e ampliar a produção do conhecimento a diferentes cenários dentro do Estado. Por meio dos Campi Avançados, estudantes, professores e pesquisadores desenvolvem experiências, participam de vivências e atendem a produtores locais e à comunidade de maneira geral.
São eles:
Clínica de Bovinos
A Clínica de Bovinos, no município de Garanhuns, foi fundada em junho de 1979, a partir de um convênio entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco (Polonordeste), tendo recebido apoio técnico-científico da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover, Alemanha, assim como do Ministério da Agricultura. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, desde ações nas áreas de clínicas médica e cirúrgica, laboratório em ruminantes e eqüídeos. O núcleo também promove cursos e palestras para criadores da região, além de educação continuada para médicos veterinários. A Clínica possui ainda um programa de Residência em Medicina Veterinária e também estágio curricular e extracurricular para alunos da UFRPE e de outras universidades brasileiras.
Onde fica: Campus Garanhuns - Av. Bom Pastor s/n - Mundaú – Caixa Postal 152 – Garanhuns/PE. CEP 55.292-901.
Fone: (87) 3762.2397.
Site: www.cbg.ufrpe.br
E-mail: cbg.prppg@ufrpe.br
Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina (EECAC)
Situada no Município de Carpina, Mata Setentrional, numa altitude média de 180 m, distante do Recife 56 Km, a EECAC realiza pesquisas no setor sucroalcooeiro, o mais expressivo sustentáculo agrícola da economia pernambucana, por meio de estudos com a cultura da cana-de-açúcar, seus produtos e subprodutos.
Dentre os programas realizados na Estação, destacam-se os de melhoramento genético, manejo varietal, controle biológico de pragas e estudos sobre a viabilidade de novos produtos a partir da cana-de-açúcar.
Além da programação de pesquisa, a Estação realiza trabalhos de capacitação de recursos humanos, assistência técnica, produtos e serviços.
Onde fica: Município de Carpina, Mata Setentrional de Pernambuco
Mapa da Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina (EEPAC): em pdf (formato A2) ou On-Line.
Mapa para Consciência Situacional da EEPAC e EECAC.
Rua Ângela Cristina C. Pessoa de Luna, s/n, Carpina/PE. CEP: 55.810-700 - Fone: 3622.0444 / Faz: 3622.0644.
Coordenador: Djalma Euzébio Simões
Área ocupada: 261,9 hectares
Acesso: BR-408
Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina (EEPAC)
Localizada no município do Carpina, Mata Setentrional, a Estação realiza pesquisa e capacitação sobre pequenos animais, cuja atividade de criação constitui importante contribuição para os sistemas produtivos da Zona da Mata pernambucana.
Os trabalhos efetuados pela Estação têm proporcionado a oferta de animais de superior qualidade genética, importantes para o melhoramento dos plantéis regionais. Dessa maneira, a Estação desenvolve seus trabalhos de pesquisa e oferece estágios e outras formas de capacitação, abordando os criatórios de suínos, coelhos e aves (galinhas e codornas).
Onde fica: Município de Carpina, Mata Setentrional.
Mapa da Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina (EEPAC): em pdf (formato A2) ou On-Line.
Mapa para Consciência Situacional da EEPAC e EECAC.
R. Vidal de Negreiros, s/n - Bairro de São José - Carpina - PE
55.810-000 - Fone: (81) 3621.0473
Coordenadora: Adrielle Menezes Alves.
Área ocupada: 22,1 hectares.
Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII - Ibimirim)
Base de apoio das pesquisas realizadas na região do Sertão do Moxotó, a Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim realiza ações de capacitação, como treinamento para irrigantes, estágios, aulas práticas sobre agricultura irrigada.
A Estação funciona no Município de Ibimirim, Microregião do Sertão do Moxotó pernambucano, há 340 Km do Recife.
Onde fica:
Mapa da Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII) em PDF (formato A2).
Município de Ibimirim, Sertão do Moxotó pernambucano Poço da Cruz, s/n - Ibimirim/PE - CEP.: 56.580-000.
Fone: (87) 3932.5051.
Coordenador: Jose Mario de Andrade Santana
Área ocupada: 10 hectares
Acesso: Rodovias BR-232 e BR-110
Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP)
Localizada no Município de Parnamirim, Sertão Central de Pernambuco, A Estação de Agricultura Irrigada tem como objetivo estimular a introdução de atividades como a fruticultura e a apicultura na região, contribuindo para a melhoria do desempenho das atividades já existentes. A Estação conta com infraestrutura adequada à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à irrigação e criatório de pequenos animais.
Além de realizar programas de capacitação com agricultores da região são também realizados projetos de incentivo à zootecnia, sobretudo na área da avicultura, para contribuir na melhoria do padrão de vida do homem sertanejo.
Confira a página da Estação: http://estacaodeparnamirim.wixsite.com
Onde fica:
Mapa para Consciência Situacional da EAIP.
Mapa da Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP): em pdf (formato A2) ou On-Line.
Município de Parnamirim, Sertão Central de Pernambuco Av. Aristano Ferreira Lima, s/n - Parnamirim - PE
56.163-000.
Fone: (81) 3320 6898 (coordenação); (81) 3320 6899 (recepção)
Coordenador: Eurico Lustosa do Nascimento Alencar
Área ocupada: 59,9 hectares
Acesso: BR-232 e BR-316
Estação Ecológica do Tapacurá
Situada no Município de São Lourenço da Mata, ocupando uma área de 776 hectares, a Estação Ecológica do Tapacurá destina-se a pesquisas na área de Botânica, Zoologia e ecologia. O trabalho realizado tem como objetivo desenvolver hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica. A Estação Ecológica do Tapacurá também realiza atividades de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais de interesse da Mata Atlântica, com destaque para o Pau-Brasil, Pau-Jangada e Ipê.
Criada em 1975 pelo professor João de Vasconcelos Sobrinho, a Estação foi criada nas terras onde esteve instalada a Escola Superior de Agricultura São Bento, embrião da atual UFRPE. Na área em que atua, encontram-se matas primitivas, capoeiras e terrenos vagos, além de uma bacia hidrográfica, representada pelo lago formado pela represa do Rio Tapacurá.
Além de incentivar a educação ambiental, através da realização de visitas ecológicas, a Estação é uma importante base de pesquisas, como o estudo da recuperação espontânea e orientada em solos fora de uso, reintrodução de espécies vegetais e animais extintos na região. A Estação funciona também como um banco permanente de sementes, dando suporte a empresas de reflorestamento e silvicultura.
Onde fica: Município de São Lourenço da Mata:
Mapa da Estação Ecológica de Tapacurá (EET)
Mapa para Consciência Situacional da Estação Ecológica de Tapacurá (EET)
Mapa para Consciência Situacional do Acesso à EE-Tapacurá (Formato A3)
Acesso: Rodovias BR-232 e PE-040
Área ocupada: 776 ha
Mais informações: (81) 3320.6071.