Antes de mais nada, a gestão estratégica pode ser definida como um processo contínuo, sistêmico e articulado de tomada, implementação e acompanhamento das decisões que devem orientar o direcionamento institucional para a consecução de seus objetivos e sustentabilidade a longo prazo. Nesse sentido, é fundamental que se realizem processos de diagnóstico e avaliação, tanto do ambiente interno, quanto externo à organização.
No caso da UFRPE, uma universidade federal, a análise dos ambientes interno e externo faz-se ainda mais importante visto a variedade e diversidade de stakeholders, atores, que com ela se relacionam. Importante relatar também que, visto que a UFRPE presta o serviço público de educação, deve sempre direcionar seus esforços com base em gestão estratégica para atingir excelência acadêmica, promover inovação e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico.
O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE (PDI UFRPE 2021-2030) é, senão o maior, um dos mais importantes instrumentos institucionais de aplicação da Gestão Estratégica. Nele podemos encontrar diversos elementos que evidenciam o direcionamento estratégico que pauta a atuação universitária, tais como identidade organizacional, análise PESTAL, análise SWOT, Mapa Estratégico, Objetivos, Indicadores e Metas, dentre outros.
Que tal aproveitar este momento para acessar o nosso PDI UFRPE 2021-2030 e “encontrar” esses elementos? Ainda uma outra sugestão para reflexão, como você acredita que esses elementos estão presentes no seu dia a dia de trabalho na UFRPE? E fiquem atentos, aproveitamos a oportunidade para comunicar que o nosso PDI deverá ser revisado nos próximos meses e você poderá participar dessa construção.
Até o nosso próximo Proplan em 5 minutos!
O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional e a Gestão Estratégica.