O Curso
O curso de Pedagogia UFRPE/UAEADTec busca proporcionar vivências em situações de pesquisa e análise crítica e de práticas pedagógicas, em situações escolares e não-escolares, por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo a poder contribuir para a transformação social e a melhoria do Sistema Educacional Brasileiro.
Desde 2010 o curso é ofertado e está organizado atualmente em 08 semestres com duração total de 04 anos. Tendo como objetivo propiciar uma formação sólida de profissionais do magistério da educação básica, preparando-os para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como para a gestão educacional e de processos escolares dos sistemas de ensino.
Polos
Coordenador: Thiago Araújo da SIlveira
Substituto Eventual: Artur Torres de Araújo
Grade Curricular
Requerimentos e Formulários
Modelo de plano de ensino de unidade curricular para o ano letivo 2021
Modelo de plano de prática de vivências interdisciplinares
Modelo de Plano de Retorno às Atividades Presenciais do Curso (PRAPC)
Modelo para diretrizes de realização de estágio supervisão de modo remoto durante ano letivo de 2021
Quadro de atividades curriculares complementares
Requerimento de matrícula para discentes Acompanhados e desligáveis no ano letivo de 2021
Requerimento para equivalência excepcional
Requerimento para Regime Especial de Movimentação Temporária durante ano letivo de 2021
Requerimento para matrícula em TCC
Demais formulários:
- Solicitação de abreviação de curso de graduação
- Equiparação de Atividades ao Estágio
- Tratamento Excepcional de Faltas
- Plano de Estudo Para o Regime Especial
- Aproveitamento de Disciplina
- Dispensa da Prática de Ed. Física
- Reintegração para Efeito de Colação de Grau
- Transferência Por Força de Lei
- Requerimento para cursar Disciplina Eletiva
- Monitoria Formulário: Requerimento de Inscrição
- Monitoria Formulário: Relatório Final
- Monitoria Formulário (Dispensa, desligamento, substituição de orientador e outros)
- Formulário - Termo de monitor voluntário
- Formulário - Termo de monitor bolsista
- PAVI Requerimento e Plano de atividade
- Relatório Parcial do Bolsista e Orientador - BIA
- Justificativa de ausência no ENADE
- Requerimento para colação de grau antecipada
Resolução
Resolução de Aprovação do PCC no CEPE
PCC :
PCC Licenciatura em Pedagogia
Objetivos
• Oportunizar o acesso a conhecimentos de natureza técnica e científica necessários ao fazer docente e que contribua para o desenvolvimento do educando numa perspectiva da formação cidadã;
• Refletir sobre as questões legais e curriculares que definem o perfil docente no novo cenário de mudanças sociais, culturais, e tecnológicas vigentes;
• Favorecer o desenvolvimento de atividades científico e cultural capaz de ampliar a visão do campo de atuação do futuro pedagogo em todas as suas dimensões didático pedagógicas;
• Desenvolver competências em diferentes modalidades de ensino, e suas especificidades, que possibilitem a atuação pedagógica em espaços escolares e não-escolares;
• Desenvolver um processo formativo para a cidadania inclusiva e solidária;
• Desenvolver práticas de pesquisa que permitam a reflexão e a produção de novos conhecimentos na área da educação;
• Desenvolver atividades de extensão que possam intervir na realidade educacional local.
Ingresso
Os cursos são ofertados dentro do programa Universidade Aberta do Brasil – UAB e utilizam a metodologia semipresencial com encontros presenciais nos polos, aos sábados e acompanhamento diário pelo ambiente virtual Moodle. Para ingressar em um desses cursos, o candidato precisa se submeter ao ENEM, no ano anterior à oferta, uma vez que a UFRPE utiliza a nota do ENEM como mecanismo de ingresso aos seus cursos de graduação.
A entrada não utiliza o SISU mas sim, um edital próprio publicado anualmente pela PREG- Pró-reitoria de Ensino de Graduação e divulgado amplamente no site e em veículos de comunicação.
Além do ENEM, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação ainda realiza Processos Seletivos para Ingresso Extra, destinados ao preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UAEADTec). Esse ingresso é feito em quatro modalidades: Transferência interna (Reopção curso ou polo), Reintegração, Transferência Externa e Portador de Diploma. Consulte o Calendário Acadêmico da UFRPE e acompanhe ambas as formas de ingresso no nosso curso.
Perfil do Egresso
O egresso atuará com ética e compromisso, compreendendo seu papel na formação de estudantes da educação básica, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. De modo a valorizar o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano. Além de dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar, tecnologias da informação e comunicação, promover diálogo entre pares. Atuar na gestão além de promover respeito às diversidades múltiplas.
Mercado de Trabalho
As diversas mudanças de natureza social, econômica, política e tecnológica por que tem passado a sociedade, demanda que o futuro pedagogo esteja preparado para enfrentar os desafios advindos dessas transformações. Além disso, as práticas pedagógicas deverão ser coerentes com o contexto tanto nacional quanto regional e local, exigindo do profissional da educação que assuma na sua prática docente uma perspectiva inter, multi, pluri e transdisciplinar, de modo que contribua para a formação do cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Considerando tais demandas, o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Assim sendo, há de se pensar no campo de atuação do profissional que se quer formar.
O mercado de trabalho mostra-se bastante amplo para o futuro pedagogo, que poderá atuar nos seguintes locais:
• Administração escolar;
• Coordenação pedagógica;
• Supervisão educacional;
• Orientação educacional;
• Projetos educativos de instituições públicas e privadas;
• Ensino em diversos níveis e modalidades;
• Educação especial;
• Pedagogia empresarial;
• Pedagogia hospitalar;
• Editoras e Produção de livros;
• Espaços não escolares, como Organizações Não-Governamentais, Museus, hospitais ou empresas.
Organização do curso
08 semestres com duração total de 04 anos. Aulas Semi- presenciais
Professores do Curso:
• Ednara Félix Calado UAEADTec –UFRPE (consultar Lattes)
• Luiza Cristina Pereira- UAEADTec –UFRPE (consultar Lattes)
• Renata Kelly de Souza Araújo UAEADTec –UFRPE (consultar Lattes)
• Thiago Araújo da Silveira UAEADTec –UFRPE (consultar Lattes)
• Artur Torres de Araújo UAST –UFRPE (consultar Lattes)
Colaboradores:
Erika Carla Vieira de Matos Julião
Equipe de Gestão:
Coordenação do Curso: Prof. Thiago Araújo da Silveira (coord.lp.ead@ufrpe.br)
Coordenação Pedagógica: Prof. Deyvid Moura (coord.pedagogica.lp.ead@ufrpe.br)
Apoio Discente: Profª. Klyvia Leuthier (apoio.discente.lp.ead@ufrpe.br)
Redes Sociais
Redes sociais:
Instagram: @lp.ufrpe.ead
Colegiados
Conselho de Coordenação Didática - é o órgão deliberativo da coordenação de curso, tem por objetivos:
• avaliar as atualizações e reformulações do PPC elaboradas pelo NDE;
• promover, através de propostas elaboradas em conjunto com o NDE, a melhoria contínua do curso;
• estudar e analisar, em cada período letivo, os planos de curso dos componentes curriculares ofertados, sugerindo as modificações julgadas necessárias;
• exercer as demais funções que lhe são deferidas em lei definida no Estatuto e Regimento da UFRPE; e
• deliberar sobre os casos omissos na esfera de sua competência.
Membros
Nome |
Função |
THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA |
PRESIDENTE |
EDNARA FÉLIX NUNES CALADO |
MEMBRO(A) |
ARTUR TORRES DE ARAUJO |
MEMBRO(A) |
CARMI FERRAZ SANTOS |
MEMBRO(A) |
LUIZA CRISTINA PEREIRA DE ARAÚJO |
MEMBRO(A) |
Núcleo Docente Estruturante - é um órgão consultivo do curso que tem como atribuições:
- propor atualizações no Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
- conduzir trabalhos de reestruturação curricular para aprovação no colegiado competente sempre que necessário;
- zelar pela integração curricular entre os diferentes componentes curriculares e as atividades de ensino contempladas no PPC;
- zelar pelo cumprimentos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);
- indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; e
- acompanhar sistematicamente o desempenho do curso considerando os indicadores de qualidade da graduação.
Membros
Nome |
Função |
THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA |
PRESIDENTE |
EDNARA FÉLIX NUNES CALADO |
MEMBRO(A) |
ARTUR TORRES DE ARAUJO |
MEMBRO(A) |
CARMI FERRAZ SANTOS |
MEMBRO(A) |
LUIZA CRISTINA PEREIRA DE ARAÚJO |
MEMBRO(A) |
Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) - é um órgão consultivo que tem por finalidade acompanhar os discentes, visando a seu melhor desempenho e sucesso acadêmico e orientá-los.
Nome |
Função |
THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA |
PRESIDENTE |
ARTUR TORRES DE ARAUJO |
MEMBRO(A) |
ALIETE GOMES CARNEIRO ROSA |
MEMBRO(A) |
LUIZA CRISTINA PEREIRA DE ARAÚJO |
MEMBRO(A) |
CAMILA APARECIDA CERINO DA SILVA |
MEMBRO(A) DISCENTE |
LAÍS BEZERRA DA SILVA |
MEMBRO(A) DISCENTE (SUPLENTE) |
Estágio
Cartilha sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008)
Estágio Obrigatório
Documentos Necessários
- Formulários de Seguro Online
- Orientações para preenchimento do Termo de Compromisso LICENCIATURAS
- Termo de Compromisso LICENCIATURAS
- Modelo de Carta de Aceite
- Autorização para mudança de modalidade de estágio (Não Obrigatório para Obrigatório)
- Equiparação ao ESO
- Requerimento para Equiparação ao ESO
- Termo de Responsabilidade
- Orientação assinatura em PDF
- Orientação para assinatura pelo Gov.br
- Orientação para ESO internacional
Estágio Não- Obrigatório
Documentos Necessários
- Termo para Estágio Não Obrigatório
- Informações necessárias para preenchimento do termo (item 3)
- Termo Aditivo
- Ficha de Frequência
- Relatório de Estágio
- Rescisão de Estágio
- Declaração
- Carta de Aceite
Programas e Projetos
Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA
O objetivo do programa é favorecer a adaptação à vida acadêmica universitária de alunos no 1º ano do curso da UFRPE (preferencialmente Licenciatura) que tenham sido egressos das escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco, por meio de ajuda financeira, desenvolvendo, sob a supervisão de docente do curso, atividades acadêmicas que contribuam para o fortalecimento do ensino público e incentivem outros (as) alunos (as) da rede pública a dar continuidade aos estudos após a conclusão do Ensino Médio. O programa é gerenciado pela PREG conta com investimentos da Secretaria Estadual de Educação, com bolsa de estudos e trabalho repassada pela Facepe.
Dúvidas e solicitações sobre a BIA: programabiaufrpe@gmail.com
Monitoria
O Programa de Monitoria objetiva incentivar os (as) alunos (as) que demonstrarem interesse e aptidão pela carreira acadêmica, assegurando a cooperação do corpo discente ao corpo docente nas atividades do ensino. Oferece duas categorias: Monitor Bolsista e Monitor Voluntário. Anualmente os trabalhos dos monitores são apresentados no Congresso de Iniciação à Docência (CONID).
Informações: monitoria.preg@ufrpe.br
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - UFRPE
Email: pibid.preg@ufrpe.br
Facebook: coordenacaopibid.ufrpe
Coordenadora: Profª. Drª.Thaís Ludmila da Silva Ranieri
Público-alvo:
Licenciados matriculados na UFRPE;
Professores das escolas parceiras do programa
O PIBID/UFRPE é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior e contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica. Uma descrição completa de todas as características do Programa PIBID/CAPES está disponível na página da CAPES http://www.capes.gov.br/.
Programa de Atividade de Vivência Interdisciplinar - PAVI
O Programa de Atividade de Vivência Interdisciplinar (PAVI) foi criado por meio da Resolução CEPE nº 676/2008 de 17 de novembro de 2008 com o objetivo de oportunizar e promover, dentro do processo ensino-aprendizagem, o treinamento das aptidões e habilidades técnicas dos discentes da UFRPE, sob a orientação, por meio da interconexão entre os conteúdos teórico-práticos dos diversos componentes curriculares, sobretudo práticos, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e à luz dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC's). Tem caráter voluntário, não possui bolsas e as vagas são disponibilizadas por meio de Edital divulgado no site da Universidade.
Dúvidas ou informações: pavi.preg@ufrpe.br
Bolsas de Extensão Universitária e Ajuda de Custo
São bolsas de extensão e ajuda de custo que objetivam apoiar programas e projetos, de fortalecimento da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Poderão apresentar propostas de programas e projetos a este edital, docentes e técnicos(as) de nível superior do quadro permanente da UAEADTec, que deverão apresentar relatórios parciais e finais dos projetos aprovados. Os projetos aprovados só poderão ter um bolsista remunerado sob a orientação do coordenador do projeto no edital. As propostas deverão envolver discentes de graduação modalidade à Distância, na qualidade de bolsista ou voluntário(a).
Para saber mais: http://www.proexc.ufrpe.br/pt-br
Programa de Iniciação Científica ( PIBIC, PIC, PIBIC-AF)
É um programa que busca despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o(a) universitário(a) no domínio do método científico, bem como qualificar discentes para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo. Os projetos de pesquisa são elaborados e enviados pelos professores do quadro permanente da UAEADTec, que selecionarão os estudantes de acordo com as necessidades do projeto. As propostas deverão envolver discentes de graduação modalidade à Distância, na qualidade de bolsista ou voluntário(a).
Para saber mais: http://ipe.ufrpe.br/