A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é uma das Universidade Federais parceiras da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) no assessoramento às redes municipais de educação para promoção da inovação e fomento ao uso das tecnologias digitais na prática pedagógica, bem como para a implementação do complemento de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao currículo das redes de ensino.
A execução desse projeto é motivada: a) pela Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021, que institui a Política de Inovação Educação Conectada; b) pela Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), com foco nas estratégias prioritárias do Eixo Educação Digital; c) e pelo Decreto Nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
Além da UFRPE, integram o projeto a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do Pará, e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que coordena as ações. O lançamento dessa iniciativa já foi realizado pelo MEC, como parte do programa Mais Professores para o Brasil: https://www.gov.br/mec/pt-br/mais-professores/portal-formacao/lancamentos
Compete à UFRPE a produção de material didático e a execução da tutoria e mediação da aprendizagem de técnicos das secretarias municipais da região Nordeste no Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica que será oferecido na modalidade EaD. A admissão de estudantes ao curso será baseada em adesão por indicação das secretarias municipais de educação, e a expectativa é atender 1.794 municípios da região.
A Professora Rozelma França, do Departamento de Educação da UFRPE, coordena o projeto na instituição e vê com entusiasmo essa parceria: “Temos muito a celebrar com um projeto desse porte. Isso demonstra que Secretaria de Educação Básica do MEC reconhece o nosso envolvimento com ações potentes em torno do ensino da Ciência da Computação na Educação Básica, bem como no uso de tecnologias digitais nos processos de ensino de aprendizagem.Formamos docentes de Computação há mais de 20 anos, mas somente agora as políticas públicas tornaram a Computação um direito de aprendizagem, da Educação Infantil ao Ensino Médio, ampliando os espaços de atuação dos nossos egressos da Licenciatura em Computação. Sabemos que a implementação da BNCC Computação e da PNED é repleta de desafios, mas esperamos contribuir efetivamente com as secretarias municipais de educação do Nordeste. E, por meio desse projeto, apoiá-las na atualização curricular, a partir de suas potencialidades, e expandir suas percepções quanto aos materiais didáticos, formação continuada e possibilidades de contratação de docentes da área, atendendo às políticas vigentes sobre Educação Digital”.
A execução do projeto da UFRPE conta com a participação de docentes, técnicos e estudantes. Além disso, a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE) abriu edital de cadastro reserva para Bolsistas de Extensão, com vagas para Tutor e Assistente à Docência. A inscrições podem ser feitas até 24/02/2025 no site a seguir, podendo os candidatos residirem em qualquer estado do Nordeste: https://fadurpe.com.br/?editais=edital-de-selecao-n-010-2025-projeto-tec...