JavaScript não suportado

 

UFRPE dá boas vindas a estudantes em aula inaugural

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco realizou na última segunda-feira(14) a Aula Inaugural dos cursos de graduação presencial do semestre 2025.1. A cerimônia foi realizada em 3 momentos: às 9h, às 14h e às 19h para um Salão Nobre sempre lotado. Na ocasião, houve apresentação do Coro Universitário, que agraciou os presentes com três peças, sendo elas Leão do Norte, de Lenine, Sabiá, de Luiz Gonzaga e O que é, O que é, de Gonzaguinha. Participaram da mesa solene a Reitora da UFRPE, Maria José de Sena, a Vice-Reitora, Maria do Socorro de Lima Oliveira, além de Pró-Reitores e de representante do Diretório Central dos Estudantes.

A Pró-Reitora de Gestão Estudantil e Inclusão, Tália Azevedo, destacou em sua fala o desafio do ensino superior e sobre bolsas e auxílios de permanência na UFRPE. “É um prazer imenso ver todos vocês aqui. Tenham certeza de que serão anos de muito aprendizado e de muita resiliência. A Progesti tem diversas políticas de permanência, dentre as quais se destaca nosso Restaurante Universitário e a residência universitária. Ainda temos diversas oportunidades de bolsas para aqueles em situação de vulnerabilidade social”.

Maria do Socorro de Lima Oliveira, afirmou que apesar da crise que há no País, vive-se um momento de despertar. “Vivemos um momento no qual as pessoas precisam despertar para a importância do ensino público. gratuito e de qualidade. Agradeço a cada um por terem escolhido a UFRPE e saibam que aqui somos diferentes. As nossas portas estão abertas para ajudar vocês da melhor forma”.

Durante a cerimônia, Maria José de Sena recebeu das mãos da vice-reitora, Maria do Socorro de Lima Oliveira, um vaso de flores pela comemoração do seu aniversário. 

A Reitora Maria José de Sena destacou na sua fala a importância da educação para o país e a importância de se ter vivências significativas dentro do ambiente universitário. “Não há país que cresça sem educação. Pelo contrário, quem não investe tem  um futuro nefasto. Mas aqui na UFRPE nós trabalhamos no máximo para fornecer a vocês a melhor formação possível. Eu peço que vocês conheçam cada canto da nossas UFRPE. Vivenciem este ambiente e verão o quanto ela é aconchegante e acolhedora. Temos um cuidado grande com a nossa casa e esperamos o mesmo de vocês”, finalizou.