A última semana de maio, marcou a turma 2024, do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – nível Doutorado, da UFRPE. Discentes e Docentes viajaram mais de 800 km, para conhecerem e trocarem experiências com organizações e movimentos que atuam com práticas educativas e agroecológicas, em Juazeiro – Bahia e Petrolina – Pernambuco.
No Espaço Plural da Univasf, foram acolhidos pela vice-reitora da Instituição, Lúcia Marisy Oliveira; a coordenadora adjunta dos Programas de Pós-Graduação Profissionais da Câmara I na área Interdisciplinar da CAPES, Márcia Bento Moreira, ex-vice coordenador geral Helder Freitas e a coordenação geral do PPGADT e da UNEB, Braz Júnior e Edonilce Barros, respectivamente.
Na ocasião ocorreu uma Roda de Conversa intitulada “(RE)conhecendo o território do Sertão do São Francisco – diferentes olhares, distintas experiências e escutas atentas a partir da fala de sua gente”, que contou com a presença de Alineaurea Florentino Silva (Embrapa Semiárido) e Moacir Santos (IRPAA), sob a mediação do Professor Gevson Silva (PPGADT/UFRPE).
Durante a imersão, os participantes também conheceram a organização dos camponeses em experiências coletivas de agricultura e pecuária, para compreender a relação com a emergência climática e a produção de alimentos a partir das especificidades do território. As visitas às experiências contribuíram para compreensão das características do território, dialogando com os impactos sociais e ambientais locais. Entre elas, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRRPA), a Horta Comunitária Povo Unido de Juazeiro (experiência de agricultura urbana), a Feira agroecológica na Orla de Juazeiro, a Coofama (Comunidade de fundo de pasto), a Escola Família Agrícola (EFA) de Sobradinho e a Vinícola Bianchetti e Tedesco.
No contato com as experiências, foi possível compreender processos educativos, pesquisas, tecnologias, metodologias e estratégias de acompanhamento e de construção do conhecimento dos camponeses da região a partir do diálogo com universidades, organizações coletivas do campesinato e instituições.
Ao retornarem a UFRPE, os participantes da imersão ficaram com a missão de refletir e produzir conhecimentos sobre as estratégias de produção, beneficiamento, comercialização e consumo, utilizadas pelos sujeitos do campesinato do sertão do São Francisco em tempos de emergência climática.
O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, se constitui numa associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, objetivando a aquisição e o desenvolvimento de competências, formação e experiência diversificada, para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar. O Programa visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.
