A atleta Ana Clara Amadeu, estudante do 7º período do curso de Licenciatura em Química da UFRPE, subiu mais uma vez ao pódio, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu No-Gi 2025. Ana Clara, que já havia sido premiada em campeonatos estaduais e nacionais, celebra agora sua primeira medalha em uma Competição Internacional, competindo com atletas de diversos países da América do Sul.
Bolsista do Programa Passaporte Esportivo, do Governo do Estado, a atleta alcançou o 3º lugar na categoria meio. O campeonato foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de setembro, sob organização da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).
Desde seu ingresso na UFRPE, Ana Clara tem buscado conciliar a vida acadêmica e esportiva, participando ativamente de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2025.2, ela está finalizando sua atividade como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2024-2025), e destaca que o apoio acadêmico — por meio do PIBIC e do Programa Residência Pedagógica (2023) — tem sido fundamental para equilibrar seu sonho de se tornar professora de Química com sua carreira como atleta de alto rendimento.
A estudante agradece, mais uma vez, o apoio dos professores e colegas de Curso de Química da UFRPE e, de forma especial, o incentivo do Governo do Estado, por meio do Programa Passaporte Esportivo, além de toda a equipe de treinadores e atletas que compartilham essa jornada vitoriosa.