A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) acaba de lançar, em evento da Ridesa, em Ribeirão Preto-SP, 3 das 18 novas variedades de cana-de-açúcar para todo o Brasil, além de adaptar as variedades de outras universidades para a região. Conhecidas como variedades RB (República do Brasil), as variedades, bem como demais pesquisas da UFRPE, são conduzidas na Estação Experimental de Cana de Açúcar de Carpina (EECAC). A Rede Ridesa é uma colaboração entre 10 universidades brasileiras, que desenvolvem novas variedades de cana-de-açúcar para aumentar a produtividade e a qualidade do etanol, açúcar e outros produtos. A Rede, com variedades que cobrem quase 60% da área de plantio de cana no Brasil, realiza pesquisas, cruzamentos - levando de 10 a 15 anos para criar novas variedades - e forma profissionais para o setor sucroenergético.
As variedades de cana são cultivares, ou seja, a usina não pode ter uma só, trabalhando com 10 a 30 cultivares, porque cada ambiente tem uma que se adapta melhor do que outra. Dessa forma, há cultivares para o começo da safra da região, para o meio da safra, para o final da safra. Então, é necessário desenvolver cultivares para várias épocas da safra, para ambientes de solos diferentes, ambientes que têm mais ou menos chuva, áreas de encosta, áreas de tabuleiro, costeiro. Por essas peculiaridades, os programas de melhoramento sempre estão desenvolvendo variedades pra atender aos mais diversos nichos.
Situada no Município de Carpina, Mata Setentrional, numa altitude média de 180 m, distante do Recife 56 Km, a EECAC realiza pesquisas no setor sucroalcooeiro, o mais expressivo sustentáculo agrícola da economia pernambucana, por meio de estudos com a cultura da cana-de-açúcar, seus produtos e subprodutos. Dentre os programas realizados na Estação, destacam-se os de melhoramento genético, manejo varietal, controle biológico de pragas e estudos sobre a viabilidade de novos produtos a partir da cana-de-açúcar. Além da programação de pesquisa, a Estação realiza trabalhos de capacitação de recursos humanos, assistência técnica, produtos e serviços.
