JavaScript não suportado

 

UFRPE concede título de Doutor Honoris Causa a Assisão em cerimônia histórica na UAST

O Rei do Forró agora é também doutor. Na última sexta-feira (14/11), a Universidade Federal Rural de Pernambuco concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao artista serra-talhadense Francisco de Assis Nogueira, Assisão, cantor e compositor considerado um dos maiores nomes da cultura nordestina e brasileira. A outorga do título ficou marcada por ter sido a primeira celebra fora da sede da Universidade, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), dentro da programação dos 113 anos de fundação dos primeiros cursos da Instituição.

A agenda também celebrou os 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) e dos 19 anos da UAST. A solenidade marcou, de forma simbólica e histórica, a política de interiorização da Universidade, reafirmando sua presença formadora, integradora e transformadora nos territórios do Sertão. O agraciado, Francisco de Assis Nogueira (Assisão), adentrou a quadra acompanhado por sua esposa, Sra. Marivalda Ferreira, e por uma Comissão de Honra formada por familiares e grandes nomes da cultura regional, com destaque para o artista Flávio Leandro, além de representantes da sociedade de Serra Talhada, que compareceram em grande número para reverenciar sua trajetória.

Nascido na zona rural do município, Assisão é reconhecido nacionalmente como um dos maiores nomes do forró tradicional, com mais de 800 composições gravadas, cerca de 50 álbuns lançados e sucessos consagrados que se tornaram patrimônios afetivos da cultura nordestina. Para a comissão organizadora, que envolveu cerca de 30 pessoas da UAST e da Sede, a concessão do título de Doutor Honoris Causa reconhece não apenas a obra artística de Assisão, mas também seu papel como educador popular, guardião da memória cultural do Sertão e agente de difusão da tradição do forró ao longo de mais de seis décadas de carreira. Sua atuação ultrapassa os palcos: envolve formação de novas gerações, preservação de saberes e fortalecimento da identidade sertaneja.

A cerimônia foi conduzida pela reitora da UFRPE, Maria José de Sena, com a presença de gestores(as) da Instituição, como a vice-reitora, Maria do Socorro Oliveira, e pró-reitores, autoridades, a exemplo da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, diversos vereadores e artistas da região, além de estudantes, docentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade local, totalizando um público superior a 600 pessoas.

Proponente do título, a professora Renata Valéria de Souza emocionou o público com seu discurso panegírico, no qual destacou a vida e a obra do homenageado. "Sua história traduz a própria missão da Universidade e da presença viva no interior de Pernambuco. Assisão é a volta às origens, transforma o cotidiano sertanejo em poesia e música", destacou.

Após as formalidades da outorga do título de Doutor Honoris Causa, o novo doutor Assisão levantou as pessoas presentes com suas palavras e cantos, sempre exaltando a importância do forró e da tradição musical sertaneja no Brasil e no mundo. "Quero agradecer muito à UAST e a todos que fazem esta universidade pela valorização da nossa cultura! Esse título é de Serra Talhada, é do Pajeú, é de Pernambuco, é do mundo!", enfatizou.

O diretor geral e acadêmico da UAST, Adriano Simões, considerou o momento um dos mais marcantes da sua trajetória. "Celebrar o doutor Assisão é celebrar aquilo que aprendi a amar profundamente, a grandeza cultural do nosso povo. Doutor Assisão, você nos engrandece pelo reconhecimento da cultura, que n0s forma e nos define.", sublinhou.

Já a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, trouxe poesia em sua fala emocionada: "Nesta noite, o Sertão inteiro se encontra aqui no coração da UAST para celebrar Assisão, a voz do Sertão, o coração do Brasil. Assisão educa quando canta, ensina quando sorri, inspira quando fala em sua Serra Talhada. O seu canto é a trilha sonora da nossa história".

Para finalizar, a reitora Maria José associou o momento à consagração do programa de interiorização das universidades brasileiras, do qual a criação da UAST fez parte.
A universidade vem pro interior e tem que se incorporar no interior. Qdo a gente decide conceder a maior honraria de uma universidade pública federal a um filho de Serra Talhada estamos reconhecendo os talentos da terra, numa casa que já formou mais de 5 mil jovens. Doutor Assisão, você é o primeiro de muitos que vamos homenagear do Sertão de Pernambuco. Tenha certeza que estar na galeria dos doutores honoris causa é uma honra para a Universidade Federal Rural de Pernambuco", ressaltou.

Uma das responsáveis pelo momento de outorga do título, a professora Paula Santana, da UAST, fez parte da Comissão de Honra e recebeu reconhecimento por seus estudos relacionados ao mestre - a agora doutor - Assisão! Ao final, o público cumprimentou o homenageado em clima de forró, com palco animado por amigos do cantor e compositor e grandes talentos da terra.

A solenidade, que recebeu ampla cobertura da imprensa, reafirmou o compromisso da UFRPE com a valorização da cultura, o fortalecimento da extensão universitária e o desenvolvimento regional, consolidando a UAST como importante espaço de produção cultural, científica e institucional no Sertão pernambucano.

Acesse aqui as fotos e vídeos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1zgKhB5t72RZzrMROmeyIR84HSnjlbE0s...