JavaScript não suportado

 

Grupo de Pesquisa Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local do Intercom recebe inscrição trabalhos

O professor Angelo Brás Callou, do Departamento de Educação da UFRPE, convida pesquisadores e interessados a participar, de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. No evento, o docente da UFRPE é o coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local.

As inscrições de trabalhos para o GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local estão abertas até 17 de julho de 2015. Para isso é necessário acessar o portal www.intercom.org.br, onde encontram-se todas as informações necessárias. 

GP Comunicação e Desenvolvimento Regional  e Local reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação brasileiros e estrangeiros para debater pesquisas relacionadas à ementa abaixo explicitada. 

DT 7 - GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

EMENTA:

Análise dos processos de comunicação para o desenvolvimento local em contextos populares, no que diz respeito às políticas públicas governamentais e não governamentais, frente aos processos atuais de exclusão social e às dinâmicas econômicas aliadas às atividades produtivas agrícolas e não agrícolas. Estudo dos contextos populares rurais e urbanos na perspectiva de construção da cidadania, da gestão participativa municipal; da questão ecológica (ambiental e social); da sustentabilidade em territórios rurais; das novas ruralidades; das questões de gênero e de geração; das comunidades tradicionais contemporâneas, como agricultores familiares, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas; da economia solidária; da segurança alimentar; do associativismo e cooperativismo; avalia o impacto ambiental e sociocultural da informática, da eletrônica e da biotecnologia. Busca-se compreender os processos de recepção realçando o consumo de bens culturais, hibridização via reconversões culturais e refuncionalizações dos sentidos dos receptores e as novas formas de sociabilidade engendradas pelas tecnologias no lazer ou no trabalho; preocupa-se com o papel da Comunicação num espaço onde estão imbricadas diferentes temporalidades e estuda a possibilidade de se desenvolver estratégias de Comunicação a distância por meio de interatividade tecnológica, particularmente para os jovens.