Imagine que você está transitando normalmente na rua e recebe uma notificação no seu celular: "Você está próximo de uma empresa que recebeu 1 milhão de reais dos parlamentares em aluguel de veículos. Deseja ajudar com a fiscalização?". Pois isso será possível em breve. O Laboratório de Dados Abertos Brasil, liderado pelo professor do DEINFO da UFRPE, Kellyton Brito, conseguiu mais uma conquista. O projeto Olho Neles! foi selecionado para ser financiado pelo Ministério das Comunicações via concurso INOVApps.
O projeto tem como objetivo o aumento da transparência e participação pública através do acompanhamento pela população dos gastos dos políticos, em tempo real e geolocalizado, convocando a população a fiscalizar as atividades parlamentares. Assim, será possível acompanhar os gastos dos mais de 30 mil reais mensais que os Deputados Federais e Senadores tem de verba auxiliar. Além da fiscalização do local, também será possível receber notificações, por exemplo, sempre que algum parlamentar gastar mais do que um determinado valor em um restaurante ou com qualquer outro tipo de gasto.
O desenvolvimento do aplicativo será financiado pelo Ministério das Comunicações, via concurso INOVApps (http://www.comunicacoes.gov.br/concurso-inovapps), que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. Dos 932 projetos submetidos, o Ministério das Comunicações financiará 100 projetos, e o Olho Neles! foi o quarto melhor classificado. O projeto deverá ficar pronto até abril de 2016, em tempo para as eleições.
O Laboratório de Dados Abertos Brasil, formado por professores e alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco, além de colaboradores, tem colecionado vários prêmios nos seus dois anos de existência. Foi o vencedor da primeira Maratona Hacker da Câmara dosDeputados, dos concursos Cidadão Inteligente e Hacker Cidadão da Prefeitura do Recife, e do próprio INOVApps, edição 2014. Mais informações sobre o grupo em www.dadosabertosbr.com.