Da esquerda para a direita: Adilson Alves (UACSA, dir. adm.), Karla Giselly (NAPS), prof. Marcelo Brito (UACSA, dir. acad.), Antônio William (NTI) e Marcos Castro (NTI).
A comunidade universitária da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE) pode se sentir ainda mais segura no quesito saúde. Isso porque foi inaugurado, nos últimos dias, o sistema online de prontuário médico, versão piloto para garantir mais agilidade no atendimento a estudantes e servidores.
Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Unidade, o sistema permite que a equipe médica tenha acesso a todas as informações do paciente, possibilitando atendimento bem mais rápido e preciso. De acordo com o criador da ferramenta, Antônio Willians, técnico da UACSA/UFRPE, para a elaboração do sistema foi necessário um trabalho amplo de pesquisa e diálogo com a equipe do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (NAPS/UACSA). “Eu já trabalhava com Java, e me vi com esse desafio, numa linguagem gratuita, sem qualquer custo para a Instituição”, conta.
Após diversas conversas com servidores como o médico institucional Vítor Reynaux Borba, foi possível elaborar um sistema com um formulário detalhado e célere e capaz de gerar relatórios sobre cada paciente. Para a chefe do NAPS/UACSA, Karla Giselly, os usuários ganham bastante com a novidade, uma vez que os papéis e procedimentos médicos tendem a ser burocráticos.
O chefe do NTI/UACSA, Marcos Castro, vê nessa primeira versão a oportunidade de a comunidade ser ainda bem mais atendida, e também a possibilidade de utilização nas demais unidades da UFRPE.
TECNOLOGIA ACESSÍVEL
Outra boa novidade de tecnologia na UACSA é que os estudantes de engenharias que necessitam do software Autocad em suas disciplinas podem ter acesso gratuito ao programa. Após contato da equipe do NTI/UACSA com a empresa Autodesk, responsável pelo desenvolvimento do Autocad, foi estabelecida parceria que permite hoje a instalação de 125 licenças nos laboratórios da unidade.
“Sabemos que a ferramenta está na matriz curricular de alguns cursos, e havia grande preocupação com essa demanda. Com a parceria, conseguimos as licenças, que devem ser ampliadas inclusive para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE), o que proporcionou economia gigantesca para a Universidade”, ressalta o gestor do NTI/UACSA, Marcos Castro.
O projeto permite, nas máquinas instaladas nos dois laboratórios – que totalizam mais de 100 equipamentos, que os estudantes utilizem o programa não só durante as aulas, mas também para realizarem seus trabalhos em horários diversos. “Inicialmente, só está prevista a aprendizagem, mas estamos escrevendo projeto para incluir pesquisa e extensão”, afirma Castro.
A importante parceria com a Autodesk abriu portas para outros projetos, que já estão sendo estudados e desenvolvidos por técnicos, professores e estudantes, como a utilização de impressoras 3D, entre outros.