JavaScript não suportado

 

UFRPE assina protocolo de intenções com a Arquidiocese em prol da Fazenda da Esperança

As primeiras parcerias em prol da Fazenda da Esperança começam a surgir. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta terça-feira, 12, o vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão. Durante o encontro, o religioso assinou Protocolo de Intenções firmando acordo com a instituição. A ideia é que a universidade ajude na concepção das atividades que os dependentes vão desenvolver durante o período em que estiverem em tratamento.

De acordo com o vice-reitor, serão realizadas visitas técnicas ao local onde será construída a comunidade terapêutica para identificar o potencial da fazenda em termos de fauna e flora. Além de outras ações que sejam possíveis de serem executadas como a panificação. Poderá ser oferecida aos jovens formação em panificação pelos profissionais do curso de Gastronomia da universidade. “Firmamos hoje um protocolo de intenções e à medida que isso for se desenvolvendo, faremos termos de cooperação técnica com plano de trabalho para que a gente possa em parceria ajudar na construção desse projeto que é magnifico. Existem causas que a gente se envolve muito com o cérebro de forma racional. Essa incorpora também o lado do coração, do afeto e da contribuição que a universidade pode dar à sociedade”, frisou Leão.

A audiência foi realizada no Palácio dos Manguinhos – Cúria Metropolitana. O pró-reitor de Atividades de Extensão, Delson Laranjeira, a coordenadora de Integração Comunitária, Ana Marinho e a diretora do Núcleo de Relações Institucionais e Convênios, Patrícia Moura, e o diácono Antão Marcelo também participaram do encontro.

Dom Fernando agradeceu à universidade e ressaltou a importância da união para que a fazenda possa alcançar o objetivo. “Foi um grande presente para nós recebê-los nesta manhã para firmar parceria. A Fazenda da Esperança é um sonho e uma necessidade já que o problema da dependência química é alarmante. Só com o apoio de todos conseguiremos pôr em prática a metodologia e ações da instituição”, destacou o religioso.

Fazenda da Esperança
A comunidade terapêutica tem mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Avaliada como a maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias, atualmente se encontra em 15 países do ocidente ao oriente. Seu trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.

Em uma área de 30 hectares, localizada em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, será erguida a primeira unidade da Arquidiocese de Olinda e Recife. O complexo formado por um refeitório, uma oficina, uma capela, estacionamento, uma quadra poliesportiva e três casas. A ideia é que a fazenda acolha inicialmente cerca de 40 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam construídos. O projeto está orçado em R$ 4,4 milhões. 

É possível ajudar na construção da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique por meio de depósito naConta Corrente: 32892-8 – Banco do Brasil – Agência: 3108-9.

* Da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife

Foto: Renata Gabrielle/AOR