O Bacharelado em Ciências Sociais da UFRPE oferece anualmente 80 vagas, sendo 40 na 1ª entrada/vespertina e 40 na 2ª entrada/noturna.
A UFRPE dispõe de Curso de Graduação na área de Ciências Sociais desde 1990, reconhecido pelo MEC em 1999 e recredenciado em 2004. O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais foi originalmente criado com ênfase em Sociologia Rural, retirada no primeiro processo de reformulação, ocorrido em 2004. Em 2012, uma nova revisão do Projeto Pedagógico traz para a Matriz Curricular a equiparação entre as três áreas de conhecimento do curso: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os conteúdos metodológicos, o estudo de temas brasileiros, a discussão de problemáticas recentes e uma sólida formação teórica são diferenciais do curso.
Oferecemos uma estrutura curricular dinâmica, com formação teórica em que o clássico e o contemporâneo se interpõem, associada a práticas e vivências profissionais, continuamente orientadas por professores-pesquisadores da Instituição.
A Estrutura Curricular
O Curso pode ser integralizado em oito períodos. O currículo segue o Sistema de Créditos e está composto por 37 disciplinas. Há ainda 240h de Atividades Complementares, de ensino, pesquisa e extensão, sempre com orientação dos professores. Tais Atividades podem ser realizadas na Semana de Ciências Sociais, nos Sábados Culturais, nos Grupos de Estudo, em Jornadas, Seminários, Simpósios e outros eventos acadêmicos.
Atribuições do Cientista Social
1- Planejamento: Planejar, implantar, supervisionar, orientar, coordenar, dirigir e executar pesquisas, planos, programas e projetos atinentes a realidades sociais contemporâneas. Atuar na formulação de políticas públicas.
2- Estudos e Pesquisas Sociais: Realizar pesquisa e diagnósticos sobre a situação sócio-econômica de comunidades, resgatar a história das organizações sociais e populares, identificar e quantificar categorias novas identidades, funções e papeis sociais.
3- Assessoramento e Consultoria: Assessorar e prestar consultoria a empresas, órgãos da administração pública, entidades da sociedade civil, associações, cooperativas, sindicatos e outros.
4- Capacitação: Capacitar grupos sociais e lideranças comunitárias para a atuação política, cidadã e participativa, visando ao desenvolvimento local, ao desenvolvimento comunitário, e ao desenvolvimento cidadão, com foco nas questões sociais, antropológicas e políticas.
Coordenador: Prof João Morai de Sousa
Vice-coordenadora: Profa. Giuseppa Maria Daniel Spenillo
Turno: Tarde e Noite
Vagas: 40 (primeira entrada / vespertina) e 40 (segunda entrada/ noturna)
Carga horária: 2.550h (diurno) e 2.520h (noturno)
Duração do Curso: 8 semestres
Regime do Curso: Crédito
Telefone: 3320.5455 /5458
Email: coordenacao.bcs@ufrpe.br
Links relacionados:
- Associação Brasileira de Antropologia
- Associação Brasileiraa de Ciência Política
- Sociedade Brasileira de Sociologia