JavaScript não suportado

 

Clínica de Bovinos comemora 46 anos de fundação

 Há 46 anos, nascia a Clínica de Bovinos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instalada no Agreste Meridional de Pernambuco, na cidade de Garanhuns. Em 1979, a UFRPE firmou um convênio com a Universidade de Hannover, na Alemanha, com o objetivo de promover a atuação de profissionais da Medicina Veterinária com foco acadêmico. Hoje, a Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG) se destaca não apenas na pesquisa e no ensino, mas principalmente nas atividades de extensão, mantendo uma forte ligação com pequenos e médios produtores, além de prestar atendimento também aos rebanhos de grandes criadores.

Com ativa presença na bacia leiteira no Agreste, a CBG atende 800 animais ao ano. Cerca de 150 são equinos e 650 são ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos). Para dar conta dos atendimentos, os profissionais são auxiliados por oito residentes e oito estágios. São cerca de 90 propriedades acompanhadas pelos profissionais, que atendem rebanhos de animais na região. 

Em 2021, a CBG realizou o atendimento de 1277 ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos) e 36 equinos, totalizando 1.313 animais atendidos diretamente pela equipe de médicos veterinários e profissionais da Clínica. Um recorde estabelecido pela equipe da CBG, mesmo em um período marcado pela pandemia da Covid-19.

A Clínica de Bovinos desenvolve atividades nas áreas de clínica médica e cirúrgica, laboratório clínico, diagnóstico por imagem e anatomia patológica, voltadas para ruminantes e equídeos. Esses serviços são oferecidos por meio do atendimento hospitalar à comunidade rural, com o objetivo de orientar e solucionar questões relacionadas à saúde animal.

A CBG desempenha um importante papel social na formação de profissionais capacitados para atuar na região. A unidade também oferece estágios curriculares voltados à qualificação de recursos humanos em Medicina Veterinária. Recebe estudantes da UFRPE — tanto do campus de Garanhuns quanto do Recife — e de outras instituições nacionais e internacionais, especialmente da França, por meio do programa de cooperação Brafagri.