O diretor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai UFRPE), Michel Saturnino Barboza, foi eleito vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). A nova diretoria foi eleita na mais recente reunião do colegiado.
Para o professor Michel, considerando os desafios para as Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (ETVs), a participação na dretoria do CONDETUF configura "a possibilidade de colaboração com propostas de soluções para os problemas relativos à Educação Profissional e Tecnológica e articulação direta com os poderes públicos visando o aprimoramento da educação. Um somatório de trabalho para o fortalecimento e expansão das ETVs", afirmou.
Nos dias 19 e 20 de maio de 2025, a Andifes sediou a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Condetuf/ Andifes).
A programação incluiu reuniões das Câmaras Temáticas e dos representantes do Condetuf em Grupos de Trabalho da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), com apresentações e encaminhamentos sobre ações em andamento.
Durante a reunião, foram discutidos assuntos centrais para o fortalecimento da Rede, como políticas de financiamento, carreira dos servidores da educação, estrutura de cargos, orçamento e programas voltados à inclusão e à qualificação profissional. Entre os destaques estiveram a Medida Provisória nº 1.286/2024, o Programa Mulheres Mil e questões relacionadas ao planejamento orçamentário.
O encontro teve a participação do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), Marcus Vinicius David, que reiterou a disposição da pasta em manter o diálogo permanente com o CONDETUF, destacando a relevância da escuta qualificada e da cooperação institucional na formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Rede Federal.
Na ocasião, o secretário recebeu um documento elaborado pelo Conselho, que traça um panorama das escolas técnicas vinculadas às universidades federais, evidencia a diversidade dos cursos ofertados e apresenta um diagnóstico para subsidiar a adequação do quadro de cargos. O material tem como objetivo contribuir com o planejamento de ações estratégicas e prioritárias voltadas ao fortalecimento das instituições.
A diretoria do Condetuf que encerrou sua gestão foi homenageada em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido ao longo do biênio anterior, ressaltando a dedicação, o compromisso e a contribuição significativa para o fortalecimento e o avanço da Rede Federal.
O momento culminante do encontro foi a eleição da nova diretoria, que assumirá a condução do Conselho para o próximo biênio, comprometendo-se a dar continuidade às ações já em andamento e a ampliar a articulação da Rede Federal no cenário nacional.
Diretoria eleita: Professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano, da Escola Técnica de Saúde/UFPB – Presidente; Professor Zilmar Rodrigues de Souza, da Escola de Música/UFRN – 1º Vice-Presidente; Professor Michel Saturnino Barboza, do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas/UFRPE – 2º Vice-Presidente; Professor Marcelo Freitas da Silva, da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/UFSM – 1º Secretário; Professor Jossivaldo de Carvalho Pacheco, do Colégio Técnico de Teresina/UFPI – 2º Secretário; Professora Mércia Maria de Santi, da Escola de Saúde/UFRN – 1ª Tesoureira; Professor Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa, da Escola Técnica de Saúde/UFU – 2º Tesoureiro.