Jandyson Santos, docente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE, esteve em missão na cidade de Brasília nos dias 26 e 27 de março, onde participou a convite da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, do lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
No dia 27, foi realizado o Seminário Marco Zero do PROCAD - Políticas sobre Drogas com a presença da presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, que deu início a dez projetos selecionados a nível federal para integrar conhecimento, produzir dados e ampliar a compreensão em temas prioritários para a formulação de políticas públicas sobre drogas.
Um dos projetos aprovados será coordenado pelo prof. Jandyson, que na ocasião apresentou a proposta de pesquisa, que tem como foco a criação de uma rede de cooperação técnico-científica para monitoramento de novas substâncias psicoativas (NSP) no Nordeste, reunindo pesquisadores de diversas instituições de ensino e segurança pública federais e estaduais. O projeto denominado de RENENSP
- “Rede Nordeste de produção de padrões secundários e monitoramento do consumo através da epidemiologia do esgoto de novas substâncias psicoativas” visa o monitoramento do consumo por epidemiologia do esgoto de NSP no Nordeste do Brasil.