Em solenidade na última terça-feira (13/11), a Escola de Conselhos de Pernambuco, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE, foi vencedora do 9° Prêmio Márcia Dangremon, sendo homenageada na categoria “Pessoa Jurídica de Direito Público". A honraria é concedida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), em homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, conhecida pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes e contra a exploração sexual e a violência doméstica.
Na ocasião, o vice-reitor da UFRPE, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, representou a Escola de Conselhos. Para o professor, foi uma honra participar da solenidade. “Para a UFRPE, a premiação é um reconhecimento de uma trajetória muito importante dentro da universidade. O prêmio reforça não só a qualidade da Escola de Conselhos, mas o compromisso da Universidade Federal Rural de Pernambuco com os direitos das pessoas, de forma geral, e especialmente das crianças e adolescentes”, finaliza.
Em 2018 a Escola de Conselhos celebra 10 anos de trabalhos voltados à defesa dos Direitos Humanos, em específico, dos direitos de crianças e adolescentes, por meio de ações de grande impacto social. Uma das principais realizações deste ano foi a construção do "Plano Decenal de Direitos de Crianças e Adolescentes de Pernambuco", que é o principal documento norteador das políticas públicas para essa temática em nível estadual.
“A UFRPE hoje se consolida como referência internacional no campo dos direitos da criança e do adolescente e tem a Escola como o Programa de Extensão que referenda este reconhecimento”, ressalta o professor Humberto Miranda (foto do início), coordenador institucional da Escola.
Humberto acentua a importância do prêmio para a equipe envolvida. A conquista, para ele, representa o esforço de todos que buscam a transformação social e a autonomia dos sujeitos. "O Prêmio é a materialização do reconhecimento do Conselho Estadual no nosso trabalho. A Escola vem ao longo de 10 anos contribuindo com o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Pernambuco e hoje recebe esta importante premiação. Compartilho com os professores da Escola, estagiários, equipe pedagógica e administrativa. É muita gente envolvida neste processo e todos merecem ser lembrados."
A Escola de Conselhos
O Núcleo de Formação Continuada dos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco – Escola de Conselhos – foi instaurado em novembro de 2008, numa parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos/Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE). Também conta com a importante parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que, por meio da Fundação Apolônio Salles, é responsável pela execução do projeto, além do desenvolvimento dos cursos e da divulgação das publicações.
O prêmio
Realizada a cada dois anos, a solenidade de premiação homenageou, em 2018, pessoas, empresas e instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nessa 9ª edição, foram apresentados à sociedade em um ato no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife, os seis homenageados. As categorias foram “pessoa física”, prestando homenagem a Ana Farias; “Adolescente”, premiando Mirela Maria dos Santos; “Profissional da Área de Comunicação, que teve Paulo Lago como homenageado; o grupo Adolescer foi lembrado na categoria “Pessoa Jurídica de Direito Privado”; “In memorium” teve Pe. Edwaldo Gomes como condecorado; e, por fim, a UFRPE, por meio da sua Escola de Conselhos, recebeu o prêmio na categoria “Pessoa Jurídica de Direito Público”.