JavaScript não suportado

 

Estudantes de Economia da UAST conquistam 2º e 3º lugares no Prêmio Dirceu Pessoa do CORECON-PE

A equipe do Bacharelado em Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) celebra mais uma conquista no Prêmio Dirceu Pessoa, maior premiação de monografias em Economia de Pernambuco. Os estudantes André Elias Lopes e Letícia Bruna Barros Souza Silva, orientados pelo Prof. Dr. Sergiany da Silva Lima e prof. Dr. Kleyton José da Silva Pereira de Siqueira, do Núcleo de Economia Aplicada ao Semiárido (NEASA) alcançaram, respectivamente, o 2º e 3º lugares com seus trabalhos.

As monografias premiadas foram:
“Vulnerabilidade do semiárido brasileiro e desigualdades econômicas: um estudo do crescimento econômico e clubes de convergência dos municípios” (André Elias Lopes)
“Crescimento econômico, má alocação e produtividade: uma análise a partir da reciclagem de bens intermediários” (Letícia Bruna Barros Souza Silva).

A cerimônia de premiação ocorrerá no Recife, onde os discentes e orientadores serão homenageados.

Tripla representação da UAST no pódio
Este ano é histórico para o curso de Economia da UAST, que estará representado nas três colocações do prêmio. Além dos trabalhos de André e Letícia, o 1º lugar foi concedido a um estudo orientado por um egresso do curso, hoje professor da UFPE. Essa conquista reforça a excelência acadêmica da UFRPE no interior de Pernambuco.

Trajetória de sucesso
Desde 2015, quando a ex-aluna Bruna Lima Aquino venceu o prêmio com o trabalho “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e suas contribuições no município de Santa Cruz da Baixa Verde-PE: o caso da Associação Mulher Flor do campo”, orientada pelo atual coordenador do curso, Prof. Dr. Francisco José Alves de Castro, a UAST tem se destacado anualmente no Prêmio Dirceu Pessoa.

Mensagem da Coordenação
Em nota, a coordenação do BCE-UAST destacou: “No sertão do Pajeú, fazemos Ciências Econômicas da mais alta qualidade. Estamos prontos para competir em pé de igualdade com qualquer curso do Brasil. Essa vitória é fruto do trabalho coletivo de docentes, discentes e técnicos, e principalmente: fruto da interiorização do Ensino Superior bem conduzida pela UFRPE, que transforma realidades. Estudantes da UFRPE do litoral ao Sertão, Sonhem alto, trabalhem duro, respeitem e aprendam com os seus mestres – e colham os frutos! A educação é a ferramenta que muda o sertão e o mundo.”

O prêmio consolida o protagonismo dos estudantes sertanejos e reforça o compromisso da UFRPE com a produção de conhecimento de impacto regional e nacional.