JavaScript não suportado

 

Estudantes de Medicina Veterinária desenvolvem materiais educativos sobre impactos das mudanças climáticas em tartarugas marinhas

O Projeto Integrador I, componente curricular do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob coordenação do professor Lúcio Esmeraldo Honório de Melo (Departamento de Medicina Veterinária), resultou em produção acadêmica e extensionista voltada à conscientização ambiental. As discentes do quarto período do curso Alyce de Oliveira da Silva, Arlene Santos Teixeira Figueiredo, Íris Maria da Silva, Thaís Costa Tavares de Sampaio e Vanessa Gomes da Silva, sob orientação do professor Emmanuel Pontual (Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal), desenvolveram três produtos interdisciplinares relacionados aos efeitos das mudanças climáticas sobre as tartarugas marinhas.

Como resultado do trabalho, foi publicado um artigo científico em periódico internacional com foco nos impactos ambientais sobre essas espécies marinhas, particularmente no que se refere à reprodução, migração e sobrevivência, em função do aquecimento global e alterações oceânicas. O artigo pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.9734/air/2025/v26i31327.

Além disso, foi produzido o livro infantil de educação ambiental A Jornada de Íris: uma tartaruga e os desafios das mudanças climáticas, que aborda, de forma lúdica, temas como poluição marinha, acidificação dos oceanos e a determinação do sexo dos filhotes em função da temperatura. A obra pode ser acessada gratuitamente em: https://www.rfbeditora.com/ebook-2025/c6ec27b7-14eb-4438-8c6a-9cad9cf3c8f9.

O projeto contou ainda com a produção de uma entrevista em vídeo com especialista na área, disponível no canal da equipe no YouTube, cujo objetivo é ampliar o alcance das informações e estimular o engajamento da sociedade com a preservação das espécies marinhas. O vídeo pode ser assistido em: https://youtu.be/X1RhM5tek9E?si=XnRZVQ0VgWRQR5QR.

A iniciativa reforça o compromisso da UFRPE com a formação cidadã, a pesquisa aplicada e a extensão universitária, promovendo o diálogo entre ciência, educação e sustentabilidade.