[G1] PE recebe mais 65 mil doses de CoronaVac; veja cidades que fazem mutirão de 2º dose no fim de semana
sexta-feira, 18 Junho, 2021 - 10:35
PE recebe mais 65 mil doses de CoronaVac; veja cidades que fazem mutirão de 2º dose no fim de semana
Nova remessa chegou ao Recife e imunizantes devem seguir para os municípios, nesta sexta (18), segundo o estado. Orientação é imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível.
Por G1 PE
Pernambuco recebeu 65 mil novas doses de CoronaVac nesta sexta-feira (18) — — Foto: Miva Filho/Governo de Pernambuco
Pernambuco recebeu, nesta sexta (18), mais 65 mil unidades de CoronaVac. As vacinas serão usadas para a segunda dose. Esse tipo de imunizante estava em falta em diversos municípios. De acordo com o governo, mutirões foram autorizados no sábado (19) e domingo (20), para acelerar a campanha (veja quais cidades do Grande Recife e interior planejaram ações mais abaixo).
A nova remessa chegouao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta sexta.
As doses foram encaminhadas à sede do Plano Nacional de Imunização, na Zona Norte. Lá, devem ser checadas e separadas para seguirem em direção às Gerências Regionais de Saúde (confira, ao fim da reportagem, quantas doses vão para cada município).
Na quinta-feira (17), o secretário estadual de Saúde, André Longo, em pronunciamento pela internet, afirmou que 50 mil pessoas em todo o estado aguardam a segunda dose da vacina (veja vídeo abaixo). Com a nova remessa, o estado pretende contemplar 73 municípios que estão com déficit de imunizantes.
Em Pernambuco, 50 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose
Segundo Longo, devem ser separadas 49.250 doses para esses municípios. O saldo restante deve ser destinado ao estoque estratégico do governo.
Nesta sexta-feira (18), o secretário afirmou que pediu ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde que todas as cidades de Pernambuco façam mutirões e campanhas para conscientização da importância da segunda dose das vacinas.
Ele disse que, prioritariamente, os esforços devem ser para regularizar os atrasos nas segundas doses da CoronaVac. Alguns municípios já anunciaram mutirões de vacinação para o final de semana.
"Pedimos aos municípios que fizessem um esforço adicional para aplicar essas segundas doses que estão faltando aos seus munícipes e que montassem esquemas especiais, inclusive nos finais de semana", afirmou André Longo, na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista ao Bom Dia PE.
Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.
Pernambuco recebe mais 65 mil doses de vacinas da CoronaVac
Mutirões
Com a autorização do estado para realização de mutirões durante o final de semana, alguns municípios já anunciaram estratégias especiais para aplicar a segunda dose de CoronaVac em pessoas que estão com a imunização atrasada. Confira:
Recife
O Recife faz mutirão no sábado (19) e no domingo (20) para vacinar pessoas com a segunda dose em atraso tanto da CoronaVac, quanto da AstraZeneca. O atendimento acontece em quatro pontos da cidade, com agendamento prévio pelo ConectaRecife.
A prefeitura considera atrasadas as aplicações de quem tomou Coronavac há mais de 28 dias ou Astrazeneca há mais de três meses.
Segundo a Secretaria de Saúde da capital, das 7.001 pessoas que ainda não voltaram a um dos postos para receber a segunda dose, 5.061 tomaram CoronaVac e outras 1.940, AstraZeneca.
As pessoas com a segunda dose em atraso devem agendar a vacinação entre 7h30 e 18h30, em quatro pontos:
Dnocs (Tamarineira)
Geraldão (Imbiribeira)
Unicap (Boa Vista)
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Dois Irmãos)
Jaboatão dos Guararapes
Em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura anunciou que as pessoas que aguardam a segunda dose da CoronaVac devem checar o seu código de cadastro, data e local da aplicação da vacina no aplicativo ou site De Olho na Consulta.
No sábado (19), os pontos de vacinação devem funcionar normalmente, das 8h às 16h para as pessoas que já haviam agendado a aplicação de outros imunizantes, Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech.
A aplicação da segunda dose da CoronaVac no sábado (19) será feita, conforme agendamento, na Policlínica Marinha Melo, e Vila Rica, e no Complexo Administrativo da Prefeitura, em Jardim Jordão, que para a segunda dose da CoronaVac funcionará apenas no horário da tarde. No domingo (20), a vacinação acontece das 8h às 13h, apenas para CoronaVac, em dez pontos de vacinação.
Em Jaboatão a aplicação no sábado (19) será nos seguintes pontos:
Complexo Administrativo da Prefeitura, em Jardim Jordão (No horário da tarde);
Policlínica Marinha Melo, em Vila Rica.
Em Jaboatão a aplicação no domingo (20) será nos seguintes pontos:
Casa da Cultura, em Jaboatão Centro;
Praça Murilo Braga, em Cavaleiro;
Escola Municipal Iraci Rodovalho, no Curado;
Escola Municipal Benjamin Constant, no Socorro;
Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres;
Faculdade Metropolitana, em Piedade;
Shopping Guararapes, em Piedade;
Sesc, em Piedade;
UniFG, em Piedade;
Policlínica Marinha Melo, em Vila Rica.
Imunização em Paulista, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
Paulista
Em Paulista, a previsão é que sejam enviadas 4.966 doses de CoronaVac, o suficiente para zerar o déficit no município, de acordo com a prefeitura. A imunização acontece no sábado e no domingo (20) e deve ser agendada pelo site ou pelo aplicativo gratuito Cidadão Digital.
No ato da vacinação é necessário estar em posse do documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência. Segundo a gestão municipal, a vacinação acontece das 8h às 16h em quatro pontos exclusivos para aplicação das segundas doses. São eles:
Igreja Nossa Senhora do Ó, em Nossa Senhora do ó;
Escola Gelda Amorim, em Paratibe;
Escola José Firmino da Veiga, no Centro;
Drive-Thru da PE -22, na Conceição.
Araçoiaba
Em Araçoiaba, o mutirão acontece apenas no sábado (19), entre 8h e 16h. De acordo com a prefeitura, a quadra municipal da Escola Paulo Guerra deve ser utilizada para a aplicação das segundas doses, bem como as unidades de Postos de Saúde da Família (PSF).
A Secretaria municipal de Saúde informou que a imunização é para pessoas acima de 50 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.
Não é necessário agendar a imunização. Basta ir a um dos locais com cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.
Igarassu
Em Igarassu, a prefeitura informou que pretende receber 3.820 doses de CoronaVac. A aplicação da segunda dose ocorre sem a necessidade de agendamento.
O município disponibilizou cinco pontos de vacinação, para o sábado (18) e o domingo (20), são eles:
Escola Municipal Antônio de Pádua, em Cruz de Rebouças;
Escola Municipal Cecília Maria de Vaz, em Agamenon Magalhães.
Escola Municipal Dalila de Melo Fonseca, em Triunfo;
Creche Tia Emocy Krause, em Cruz de Rebouças;
Ginásio Esportivo Jota Raposo, no Centro.
Paudalho
O mutirão em Paudalho, na Zona da Mata, acontece no sábado (19) para pessoas que já deviam ter tomado a segunda dose de CoronaVac ou da AstraZeneca. O atendimento ocorre em um ponto de drive-thru perto da Praça Pedro Coutinho, das 8h às 16h.
As pessoas precisam levar o cartão de vacinação da primeira dose e um documento oficial de identificação com foto.
Vitória de Santo Antão
Em Vitória de Santo Antão, segundo a prefeitura, 3.189 pessoas ainda precisam tomar a segunda dose de CoronaVac. O mutirão acontece no sábado (19), por ordem de chegada, das 8h às 16h. É preciso apresentar cartão de vacinação da primeira dose, documento com foto e comprovante de residência.
A vacinação das pessoas com CoronaVac em atraso ocorre no Colégio Municipal Pedro Ribeiro, no bairro da Matriz; na Escola Municipal Caic Diogo de Braga, em Água Branca; e no Colégio Prefeito Comercial José Joaquim da Silva, no bairro São Vicente de Paulo (Maués).
Os pontos de vacinação do Colégio 03 de Agosto, Samu, Vitória Park Shopping e Pátio de Eventos Otoni Rodrigues funcionam normalmente, mas não serão utilizados para imunização com CoronaVac, atendendo apenas as pessoas que já estão agendadas pelo sistema para receber as doses da Pfizer ou AstraZeneca.
Distribuição de CoronaVac
Dos 184 municípios pernambucanos, 127 pediram ao governo estadual mais doses para completar a vacinação com CoronaVac. Das 115.140 unidades solicitadas, 61.670 já foram entregues às cidades e outras 49.250 são distribuídas a partir do lote recebido nesta sexta.
A Secretaria Estadual de Saúde explicou que, após revisão de dados, algumas cidades perceberam que não necessitariam de mais unidades de CoronaVac do que as já recebidas. São elas: Olinda, Recife, Bom Jardim, Jurema, São Caitano, Serrita, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Tuparetama, Betânia, Flores, Floresta, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Confira, na tabela abaixo, quais cidades pediram doses para completar a vacinação, quantas já foram enviadas e quantas seguem nesta sexta:
Distribuição de doses para 2ª aplicação de CoronaVac