[G1] Primeiras vacinas da Pfizer contra a Covid-19 começam a ser aplicadas em Jaboatão e Olinda
terça-feira, 4 Maio, 2021 - 12:12
Primeiras vacinas da Pfizer contra a Covid-19 começam a ser aplicadas em Jaboatão e Olinda
Na manhã desta terça-feira (4), supervisora de 27 anos foi a primeira pessoa a receber uma dose desse imunizante em Pernambuco. 'Me sinto mais tranquila e mais protegida', disse.
Por G1 PE e TV Globo
Vacina da Pfizer começa a ser aplicada em cidades pernambucanas
Em Jaboatão, a imunização com vacina da Pfizer é aplicada em três pontos, de acordo com o público. Foram enviadas 4.266 doses desse imunizante para o município. Nesta primeira fase, a prefeitura estima vacinar 43 mil pessoas.
A primeira pernambucana a tomar a vacina da Pfizer foi a supervisora Priscila Pereira, de 27 anos. Ela afirmou que se sente muito mais segura após iniciar a vacinação.
"Me sinto mais tranquila e mais protegida. Estava me cuidando sempre, usando álcool em gel, máscara sempre, sempre em casa, sem sair também. No final da semana passada, quando fui informada [de] que ia começar a vacinação de quem tem comorbidade, fui no médico que me consultou e ele disponibilizou o laudo. Agendei pelo aplicativo e vim tomar a vacina", afirmou.
Moradora de Jaboatão recebe primeira dose de vacina da Pfizer contra a Covid-19
Para pessoas com síndrome de Down, grávidas e mulheres que deram à luz há, no máximo, 45 dias e que têm comorbidades, um drive-thru foi montado na Secretaria de Saúde, no bairro de Prazeres. Nesse local, também podem ser vacinados transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e obesos mórbidos.
Já os pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise vão receber a vacina no Centro de Tratamento Renal, no bairro de Piedade. Quem vive com HIV, por sua vez, deve se dirigir ao Serviço de Atenção Especializada (SAE), no bairro de Cavaleiro.
Dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
É preciso agendar o atendimento pelo site e aplicativo De Olho na Consulta e, no momento da vacinação, apresentar laudo médico indicando o tipo de comorbidade. Somente quem tem síndrome de Down não precisa apresentar esse documento.
Também nesta terça, a prefeitura de Jaboatão abriu agendamento para vacinação de gestantes e puérperas com mais de 18 anos de idade, sem comorbidades. O cadastramento deve ser pelo aplicativo ou pelo site.
Ainda de acordo com a prefeitura, esse público prioritário será imunizado, a partir de quarta (5), com doses da AstraZeneca.
Olinda
Gravidas celebram vacinação contra a Covid-19 com imunizante da Pfizer em Olinda
A vacina da Pfizer, em Olinda, foi destinada à imunização de grávidas e puérperas. Na cidade, a aplicação das doses desse imunizante ocorre no Clube Atlântico Olindense, na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), na PE-15, em Santa Tereza.
No entanto, nesta terça-feira (4), foi feita uma vacinação inaugural de grávidas e puérperas no posto de saúde da 5ª etapa de Rio Doce, na Rua Quatorze, sem número. No local, as gestantes chegaram antes mesmo da vacina (veja vídeo acima).
"É um alívio porque, além de estar dentro de um hospital diante de outras gestantes, você vai ter uma garantia de estar vacinada, e não vai correr o risco de pegar a Covid. Vou estar vacinada e protegida", disse Michele, grávida de 38 semanas.
Recife
"Eu sinto segurança, porque a pessoa [no parto] vai estar lá mais exposta, vulnerável, e, tomando essa vacina, vai estar mais confiante na hora. Isso tanto para mim quanto para minha filha. Aí a pessoa se sente mais segura", contou Marcela, com 31 semanas de gravidez.
Nesta terça-feira (4), o Recife anunciou o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para mulheres grávidas e puérperas. O cadastro pode ser feito na plataforma Conecta Recife, disponível na internet e como aplicativo para celulares. A vacina começa a ser aplicada .
A partir da quarta-feira (5), a vacinação desse novo grupo acontece exclusivamente em quatro locais: no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte; na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, na Zona Norte; no Juizado de Pequenas Causas, na Imbiribeira, e na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E), no Ibura, ambas na Zona Sul.
Distribuição de doses por cidades
Chega a Pernambuco primeiro lote da vacina da Pfizer
Mais 284,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Pernambuco, na segunda-feira (3). São 267.250 unidades da AstraZeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech (veja vídeo acima).
Confira, abaixo, a distribuição de doses por município:
Distribuição de vacinas por cidade
Cidades
Pessoas com idades entre 60 e 64 anos (AstraZeneca)
Gestantes e puérperas, pessoas com deficiência e doentes crônicos