por Antonio Nelson Lopes Pereira
O exercício da quietude é uma das atividades essenciais para o autoconhecimento, o cuidado das emoções, dos sentimentos e o que toca a sensibilidade sensorial. O Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco oferece lugares em que cada um pode encontrar o seu bálsamo em conexão com a natureza – onde também tem os jardins.
A I Mostra de Fotografia: Silêncio e Contemplação na UFRPE é a exposição fotográfica produzida pelos estudantes da UFRPE que realizam Práticas do Silêncio e Contemplação no Campus da Universidade.
Os estudantes partilham diversos olhares a partir da sensibilidade particular e plural em que cada um aprecia as belezas que a Universidade proporciona a todo instante. A exposição acontece no salão principal da Biblioteca Setorial da Rural, de 11 novembro a 10 de dezembro de 2025, das 8h às 21h.
As experiências tem o olhar da quietude pelos estudantes Gleidson Antonio Batista da Silva (Licenciatura em Matemática), Luan Boaventura (Lic. em Biologia), Antonio Nelson Lopes Pereira (Lic. em Letras Português e Espanhol), Hellen Tavares da Silva – estudante do quinto período Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI-UFRPE), e Cristiane Alves de Lima – cursa o mestrado em Estudos da Linguagem na UFRPE, e Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Instituição. É graduada em Letras (Português e Espanhol) pela UFRPE (2023).
Além disso, a exposição conta com o olhar crítico e sensível de Iêdo Paes – professor titular do Departamento de Letras da UFRPE. Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Iêdo é autor dos livros Ofertório de Heresias e Pequeno Oratório da Devassa.
A exposição também presta homenagem especial ao jardineiro – seu João Antonio – que cuida do jardim da rural com amor e dedicação; além disso, honra a memória póstuma dos professores que prestaram um belo trabalho à Universidade e fora dela, entre eles estão os docentes Leonardo Cisneiros, que faleceu em 2021. Leonardo foi um dos principais protagonistas do movimento Ocupe Estelita e na criação do grupo “Direitos Urbanos - Recife”, onde lutava pela luta à moradia e os direitos humanos; e Fábio Hazin, que morreu no mesmo ano que Leonardo, e foi um dos maiores especialistas em tubarões do mundo, com ampla contribuição para a pesquisa sobre ataques de tubarão, principalmente na região de Recife; e Samyr Pessoa da Silva – que foi estudante do curso de Licenciatura em Química, e faleceu no dia 12 de maio de 2020, vítima da Covid-19, causando enorme comoção na comunidade universitária.
Toda essa exposição tem uma experiência sensorial única e seu zênite está no respeito, na estima e memória da história dessa universidade, que prestigiamos uma pessoa singular e plural: Nico Felipe - sociólogo e educador pela UFRPE; especialista em neurociências pela faculdade IDE/Recife; doutor em educação em ciências pela UFRGS. Nico tem uma travessia de muita entrega à Universidade no cuidado com o ser humano, de forma leve e suave. São mais de 38 anos com servidor público. E nos deixa, entre outras criações, o Laboratório do Silêncio e Bem-Estar UFRPE (LS&BE) da UFRPE, o primeiro numa Universidade no Brasil, idealizado e projetado por ele, onde realizamos práticas de educação contemplativa.
Essas práticas, realizadas no campus e na sala do LS&B, baseadas em Mindfulness (Atenção plena), promovem o desenvolvimento de uma educação afetiva para lidar melhor com as situações estressoras do fazer cotidiano universitário. É nesse ambiente que celebramos sua aposentadoria e toda sua história na memória social e afetiva da Rural.
A realização da exposição é fruto de uma parceria transversal com o Laboratório do Silêncio e Bem-Estar UFRPE, que tem a coordenação de Nico Felipe, servidor técnico da UFRPE, praticante e instrutor de mindfulness, doutor em educação em ciências e coordenador do LS&BE, o Departamento de Qualidade de Vida (DQV/UFRPE), que tem a coordenação de Virna Godoy, a coordenadora Sílvia Letícia da Silva Ferreira, da Biblioteca Setorial, e com o assistente administrativo Rafael Medeiros de Oliveira, responsável pelo setor de eventos da unidade. E assim, Silêncio e Contemplação perfumam o ambiente.
Serviço:
UFRPE
SILÊNCIO E CONTEMPLAÇÃO
exposição fotográfica
Local: Biblioteca Setorial da UFRPE
Data: 11 de novembro a 10 de dezembro
Horário: das 8h às 21h
Entrada gratuita
GLEIDSON ANTONIO BATISTA DA SILVA
Estudante de Licenciatura em Matemática na UFRPE
LUAN BOAVENTURA
Estudante de Licenciatura em Biologia UFRPE
ANTONIO NELSON LOPES PEREIRA
Estudante de Licenciatura Letras Português e Espanhol e monitor do Laboratório do Silêncio e Bem-Estar UFRPE; Jornalista.
HELEN TAVARES DA SILVA
Estudante do 5 período integrado do CODAI-UFRPE
CRISTIANE ALVES DE LIMA
Cursa o mestrado em Estudos da Linguagem na UFRPE, e Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Instituição. É graduada em Letras (Português e Espanhol) pela UFRPE (2023).
IÊDO DE OLIVEIRA PAES
Professor titular do Departamento de Letras da UFRPE. Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Iêdo é autor dos livros Ofertório de Heresias e Pequeno Oratório da Devassa.
