JavaScript não suportado

 

Pesquisador lança livro sobre a reforma agrária em Pernambuco em evento nesta quinta (13/11)

Reforma agrária em Pernambuco - das Ligas Camponesas à Nova República é o título do livro do pesquisador Francisco de Paula Falcão e Castro, que será lançado, na próxima quinta-feira (13/11), na Biblioteca Central da UFRPE, a partir das 14h, na ocasião da celebração dos 15 anos do Departamento de Ciências Sociais (Deciso). A obra foi produzida, inicialmente em formato digital, pela Editora UFRPE. Também será lançada a obra Comunicação, Consumo e Envelhecimento: desafios para a qualidade de vida, das professoras da UFRPE Giuseppa Spenillo e Joseana Saraiva.

O livro de Francisco de Paula traz, numa linguagem não acadêmica, a tese de doutorado em Sociologia, defendida em 1993 na Universidade de Paris. O autor estudou a reforma agrária da Nova República (1985-1988), quando não aconteceu em Pernambuco uma luta pela terra tão intensa como a das Ligas Camponesas e de outros movimentos sociais que agitaram esse estado no período populista, especialmente entre 1959 e 1964, nos governos de Cid Sampaio e Miguel Arraes. Para estabelecer comparações, estudou a reforma
agrária no período populista e na Ditadura Militar (1964-1985), quando foram definidas as normas e celebrados os acordos que moldaram a política agrária do governo Sarney.

A obra possui três volumes. O 1º volume, Das Ligas Camponesas à Nova República, resume a tese. Os dois volumes restantes reproduzem as vinte e oito entrevistas realizadas no segundo semestre de 1992, com cinco categorias de atores sociais do mundo rural pernambucano: empresários e políticos (2º volume), lideranças do movimento sindical dos trabalhadores rurais, dirigentes de cooperativas agropecuárias e lideranças de organizações católicas atuantes no meio rural (3º volume).