A professora do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE, Luana Gomes Cordeiro de Araújo, teve o projeto BIOCYKLUS selecionado pelo Programa Startup Nordeste Pernambuco. O projeto tem por objetivo desenvolver embalagens biodegradáveis. Estas embalagens se desfazem sozinhas, na natureza, não poluem o meio ambiente e viram parte do solo rapidamente.
A seleção contou com mais de 2.800 inscrições em todo o Nordeste, sendo 358 projetos de Pernambuco. Dentre esses, foram 166 projetos pernambucanos aprovados na fase 1, depois 105 na fase 2 e, por fim, 80 projetos na fase 3. O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE participou com 1 projeto. Os 80 projetos e startups selecionados recebem capacitações, mentorias de especialistas e Bolsa Sócio Empreendedor - no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelo período de 6 meses.
O projeto BIOCYKLUS terá como desdobramento a criação da primeira startup no CODAI, abrindo as portas para a área da inovação no Colégio. De acordo com a professora Luana Araújo, "o próximo passo será a incubação da startup pela Incubatec UFRPE que está vinculada ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Instituto IPÊ mediante Edital Público de Seleção"
O que é uma startup?
Uma startup é uma empresa nova que começa com uma ideia inovadora e cresce rápido, geralmente usando tecnologia. Ela busca resolver um problema de um jeito diferente.
O que é o Instituto IPÊ da UFRPE?
É o Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ da UFRPE. Existe para estimular, facilitar e viabilizar as parcerias nacionais e internacionais, a transferência do conhecimento científico e tecnológico, a cultura de inovação e empreendedorismo, e a captação de recursos para financiamento de projetos acadêmicos. Fonte: https://ipe.ufrpe.br/
Sobre o Programa Startup Nordeste Pernambuco
O Startup Nordeste tem como principal objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Foi criado para impulsionar o crescimento da economia regional ao oferecer produtos e serviços de alto valor agregado, fortalecendo a identidade da região e estabelecendo o Nordeste como um polo promissor de inovação a nível global.
O Sebrae Nacional, o Sebrae/PE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) ofereceram capacitação e apoio estratégico para o desenvolvimento de empreendedores de projetos inovadores e startups para os selecionados no Programa. Fonte: https://programas.
Mais informações, envie mensagens para a professora Luana Araújo no e-mail luana.caraujo@ufrpe.br