JavaScript não suportado

 

Projeto Garotas STEM, apoiado pela UFRPE, incentiva a participação feminina na ciência e tecnologia

O universo das exatas deu um passo importante rumo à equidade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) com o lançamento oficial do Projeto Garotas STEM: Inovação e Interdisciplinaridade. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (27), no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE), reunindo parceiros institucionais, representantes de secretarias estaduais e convidados para celebrar essa iniciativa inovadora.

Coordenado pela professora Dra. Chiara Natércia França Araújo (UFRPE), o projeto conta com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com parceiros como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTI-PE), a Secretaria de Educação, a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Criança, Juventude e Prevenção às Drogas e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em conjunto com a rede de educação pública.

O projeto tem como objetivo contribuir para a formação e permanência de futuras cientistas nas áreas das ciências exatas, além de promover reflexões sobre desigualdades regionais e os impactos das políticas públicas na promoção da equidade de gênero e raça na ciência e tecnologia. Nesta edição, 47 bolsistas foram contempladas, incluindo alunas e professores do ensino básico e superior, garantindo acesso à atividades formativas, acompanhamento de profissionais da área e contato direto com o ambiente acadêmico e tecnológico.

Durante a cerimônia, os participantes reforçaram a importância do projeto para a promoção da diversidade e inclusão em STEM, destacando o papel essencial da educação na transformação social. Representantes das secretarias estaduais presentes também enfatizaram o compromisso de ampliar o acesso das meninas às carreiras científicas e tecnológicas. O Projeto Garotas STEM agora inicia suas atividades com a missão de inspirar e formar uma nova geração de mulheres cientistas, engenheiras e inovadoras.

Acompanhe mais sobre o projeto e suas próximas ações em nossas redes sociais: @garotas.stem