JavaScript não suportado

 

Projeto Vida na Água, Vida na Terra promove ações na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

A partir do dia 18 de outubro de 2025, uma rede de alguns laboratórios e grupos de ensino e extensão do Departamento de Biologia da UFRPE, com participação de laboratórios do Departamento de Pesca da UFRPE e do Centro de Biociências da UFPE, realizará ações de Exposições de CT&I no formato extra-muros e estará de Portas Abertas para receber estudantes durante a 22ª SNCT 2025. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto realizará uma série de atividades voltadas à sociedade, sobretudo aos estudantes e professores da rede básica de ensino. Neste ano, o tema do projeto é “Vida na Água, Vida na Terra: a ciência conectando oceanos, biodiversidade, saúde e mudanças climáticas no meu país Pernambuco”, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro de Melo Junior. A previsão é atender um público superior a 4000 pessoas considerando todos os dias de evento. Nestes dias, o público escolar poderá conhecer laboratórios, coleções científicas e didáticas e participar de exposições e experiências interativas sobre biodiversidade, saúde e meio ambiente, com ênfase nos oceanos.

Neste ano, o tema nacional envolve a Cultura Oceânica e o nosso território, dialogando diretamente com o eixo “Planeta Água” da SNCT 2025. A programação inclui atividades variadas:

18 de outubro: ação no Parque Estadual de Dois Irmãos (Recife);

21 a 24 de outubro: atividades Portas Abertas no Departamento de Biologia da UFRPE, em 10 diferentes laboratórios e espaços de ensino;

29 e 31 de outubro e durante o mês de novembro: Exposições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em municípios parceiros, como Chã de Alegria, Paudalho, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Tamandaré e Araçoiaba, entre outros.

As atividades contam com exposições fotográficas, imersão em ambientes temáticos, acervos zoológicos, biomodelos, vídeos, jogos didáticos, oficinas temáticas, contação de histórias e rodas de leitura, promovendo a integração entre ciência, cultura e sociedade.

Estão envolvidos diretamente no projeto os seguintes grupos:

Laboratório de Ecologia do Plâncton (LEPLANC)
Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR)
Laboratório de Entomologia (LENT)
Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP)
Laboratório de Invertebrados Marinhos (LIM)
Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (DIMAR)
Laboratório de Ecologia, Conservação e Movimento de Vertebrados (ECOMOV)
Minimuseu da Vida Animal (MVA)
Programa de Educação Tutorial - PET Biologia (UFRPE/Recife)
Grupo de Estudos em Saúde Única (GESU/UFRPE)

O projeto busca ampliar o letramento científico e a consciência ecológica, estimulando a curiosidade dos estudantes e destacando a importância da biodiversidade e dos ecossistemas de Pernambuco frente aos desafios das mudanças climáticas, e fortalecendo a interação entre ciência, educação ambiental e sociedade.