Qualquer organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve pautar suas ações por meio de planejamento. Neste sentido, o Planejamento Estratégico vem tendo sua importância cada vez mais acentuada no meio organizacional visto que, apesar de os recursos serem escassos, o desenvolvimento tecnológico atual possibilita diversas novas formas de produção e prestação de serviços. Assim, no contexto de planejamento e ao perseguir os Objetivos institucionais, é fundamental estabelecer Metas precisas. Esta edição do PROPLAN em 5 minutos apresenta 4 benefícios de se estabelecer metas precisas em seu planejamento:
-
Direcionamento para tomada de decisão: uma meta bem construída vai nortear a atuação da equipe no sentido de objetividade e direcionamento para os objetivos definidos, evitando digressões, retrabalho e desperdício de recursos organizacionais.
-
Melhor aproveitamento de recursos: metas específicas tendem a facilitar a aplicação e alocação de recursos organizacionais, tornando sua atuação mais eficiente. Lembrando, recursos organizacionais não são apenas os financeiros, mas também materiais, pessoais e intelectuais, dentre outros.
-
Compromisso e empenho da equipe: a equipe de servidores, colaboradores ou funcionários têm a tendência a aplicar mais engajamento e dedicação quando as metas e objetivos institucionais estão precisos, bem definidos e deixam claro como a atuação de cada um(a) contribui para o desenvolvimento institucional.
-
Acompanhamento de resultados: por fim, mas não menos importante, ter metas bem definidas é o primeiro passo para a medição do desempenho de uma organização, uma vez que facilitam a aferição objetiva dos resultados alcançados.
Assim, na definição de um planejamento, não se esqueça de estabelecer metas precisas e bem definidas. Para mais informações, acesse o Guia Prático de Planejamento Estratégico na UFRPE.
O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.