Entre os dias 21 e 23 de maio, o município de Caicó (RN) será palco da Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, A Semana POP 2025, evento que reúne uma série de atividades gratuitas voltadas à popularização da ciência, valorização dos saberes do Semiárido e estímulo à educação ambiental e cultural.
Promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) Observatório Nacional (ON), o evento conta com programação diversa distribuída entre a Escola Estadual Antônio Aladim e o Recanto Ribeirinho. A Semana é voltada a estudantes, agricultores e ao público em geral.
A UFRPE promove o evento, desde sua primeira edição, por meio do projeto Desvendando o Céu Austral, coordenado pelo professor Antonio Carlos Miranda, e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec), responsável também responsável por toda a organização e infraestrutura.
A abertura acontece na quarta-feira (21), às 19h, na Escola Antônio Aladim. O público poderá conferir um monólogo sobre o rio Seridó, baseado em texto do escritor seridoense Moacyr Cirne, uma apresentação de literatura de cordel com o cordelista Edcarlos Medeiros, uma palestra sobre o Observatório Astronômico do Sertão (OASI) e uma noite de observação astronômica.
Na quinta-feira (22), a Semana POP 2025 promove uma programação intensa para alunos do ensino fundamental e médio, com palestras e oficinas sobre astronomia, biodiversidade, nanotecnologia, energias renováveis, alimentação saudável e outras temáticas do Semiárido. Destaques incluem oficinas de foguetes, cordel, Stellarium, jornalismo científico, design gráfico, jogos educativos e matemática divertida.
Ao longo do dia, ocorre também uma exposição aberta ao público com experiências em física, observação solar, tecnologias sustentáveis e um planetário inflável, além da presença dos núcleos do INSA/MCTI.
No Recanto Ribeirinho, agricultores participam de oficinas sobre rações sustentáveis, criação de abelhas nativas e conservação de forragens.
Já na sexta-feira (23), uma comitiva visitará o Observatório Sertão de Itaparica, em Itacuruba (PE), enquanto oficinas e palestras seguem em Caicó com foco em ciência, educação e tecnologias do Semiárido. Agricultores retornam ao Recanto para atividades práticas sobre alimentação animal e cultivo de palma forrageira.
O encerramento da Semana POP 2025 acontece na sexta-feira, a partir das 19h, com apresentações culturais dos grupos “As Lydias Brasileiras” e “Verso e Prosa”, celebrando os saberes, a identidade e a força do povo do Semiárido.
A programação contará ainda com a presença confirmada de autoridades, incluindo o Coordenador-Geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do MCTI, Vinícius Almeida; o Diretor do INSA/MCTI, José Etham de Lucena Barbosa; a Coordenadora de Pesquisa, em processo de nomeação, Dilma Maria de Brito Melo Trovão; e o Diretor do Observatório Nacional (ON/MCTI), Jailson Alcaniz.
A Semana POP 2025 é realizada pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pelo Observatório Nacional (ON/MCTI). O evento conta ainda com o apoio de diversas instituições parceiras Prefeitura Municipal de Caicó (RN), Escola Estadual Antônio Aladim, Recanto Ribeirinho – Centro de Práticas Agroecológicas do Seridó, UFPE, UFERSA, UFPB, UFCG, IFRN, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (SEEC/RN), Secretaria Municipal de Educação de Itapissuma (PE), escolas da rede estadual, como a EETIJA e a EECCAM, e da rede municipal. Realizando anualmente e de forma itinerante, o evento ocorrerá em Caicó, RN, de 21 a 23 de maio de 2025, e busca promover uma ampla articulação em prol da ciência, educação e sustentabilidade no Semiárido brasileiro.