Um dos maiores patrimônios ambientais do Recife, e provavelmente um dos mais degradados pela ação humana, será tema de um amplo debate multidisciplinar a partir da próxima quinta-feira, 22 de novembro. O Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar, reúne especialistas, pesquisadores, ambientalistas e pessoas interessadas na busca por alternativas de preservação ecológica do Rio que marca as paisagens e a história do Recife e de Pernambuco. As discussões seguem até o sábado (24/11), no auditório do Espaço Ciência, em Olinda, com ampla programação de palestras, mesas redondas, oficinas, entre outras ações.
A data do evento tem relação com a celebração do Dia do Rio Capibaribe, criado a partir da Lei Estadual nº. 14.011/2010, celebrado em 24 de novembro a cada ano. A mesa de abertura será realizada no Hall do Auditório do Espaço Ciência, a partir das 9h do dia 22/11.
"Diante da situação atual de descaso do Rio Capibaribe e do Sistema Estuarino do Capibaribe, entregues há muitos anos ao abandono com a poluição de suas águas pelo despejo de efluentes domésticos ou mesmo resíduos industriais, este Simpósio chega para unir esforços na direção de uma mudança de paradigma da utilização das águas, em especial para esse nosso rio, o Capibaribe, que é um cartão postal da cidade do Recife, uma das maiores capitais do Nordeste brasileiro", destacam os organizadores do evento.
Os interessados em participar do Simpósio têm até 21/11 para confirmar inscrição, diretamente no site do evento.
A primeira edição do Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar é realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência, o Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, o Método de Apoio à Práticas Ambientais e Sociais (MAPAS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - Regional/PE (SBPC).
Confira as informações detalhadas do evento no site: https://www.simposiocapibaribe.com
Confira abaixo o cartaz do evento.