A Universidade Federal Rural de Pernambuco realizou nesta terça-feira(29/10), em um Salão Nobre lotado, as aulas inaugurais dos cursos de graduação presenciais do semestre 2024.2. A cerimônia, que aconteceu pela manhã (9h), à tarde (14h) e à noite (19h), contou com apresentação do Coro Universitário, que agraciou os presentes com três peças. Participaram da mesa solene a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, a vice-reitora, Maria do Socorro de Lima Oliveira, além de Pró-Reitores e de representante dos estudantes.
Maria Beatriz Veloso, do curso de Bacharelado em Agronomia, representou os estudantes no evento e falou sobre as mudanças na vida ao entrar em uma universidade pública: “A UFRPE se tornou minha segunda casa, porque aqui acontece uma virada de chave na vida da gente. Aqui se evolui muito acadêmica e pessoalmente e entendemos o poder de mudança que o estudo tem na vida da gente. Vocês irão viver isso na prática porque vocês não só estudam na UFRPE, mas são a UFRPE. Vivam e aproveitem daquilo que a universidade pode propiciar”.
O Pró-Reitora de Gestão Estudantil, Thália Santos, destacou o papel da Progesti para garantir a permanência do estudante na UFRPE. “Somos uma pró-reitoria de inclusão e permanência voltada para apoiar os nossos estudantes durante sua vida universitária. Temos programas voltados aos ingressantes, aos de recorte social, às mães, indígenas, quilombolas. Além disso, para quem precisar, disponibilizamos assistência social, nutricional e psicológica, sem esquecer do nosso Restaurante Universitário, o mais amado programa de permanência de nossa universidade”.
Maria do Socorro de Lima Oliveira destacou o desafio que é entrar na universidade e o que aguarda os ingressantes na UFRPE: “Entrar na universidade é um grande desafio. Aqui vocês vão encontrar um mundo com experiências acadêmicas, com novas pessoas e muita aprendizagem. Nossa missão é trazer o ensino, mas não apenas ele. Incluímos a aprendizagem contextualizada através da extensão, da pesquisa, da inovação e aí com isso vocês terão um ensino completo dado por uma universidade pública.”
A Reitora Maria José de Sena destacou na sua fala a história da UFRPE, que começou com apenas dois cursos de graduação com o objetivo de disponibilizar alimentos para a população e que hoje está do litoral ao sertão, com ensino, pesquisa e extensão em uma universidade consolidada que sabe o que quer e onde quer chegar. A gestora ainda contou um pouco de sua trajetória para mostrar que não se deve ceder às dificuldades: “Eu já estive nesta posição de vocês. Sempre fui da rede pública e não sabia nada quando cheguei aqui e agarrei com unhas e dentes esta oportunidade. A jornada será desafiadora, não será fácil, mas o importante é seguir em frente sempre sem desistir. A universidade pública é o melhor espaço de uma formação cidadã crítica para poder reivindicar os nossos direitos, o nosso espaço. Não abram mão dessa oportunidade.”
Além disso, a Reitora finalizou se colocando à disposição de todos os discentes. “Contem conosco no que precisarem. Faremos todos os esforços necessários para que vocês consigam se formar e concluírem seus cursos. Desejo daqui a alguns anos participar da colação de grau de vocês”, disse aos alunos.