No dia 05 de dezembro de 2025, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou, com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), o II Workshop do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica - Região Nordeste.
O evento, realizado no MarHotel Conventions, faz parte da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação, uma ação que integra a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (ENEC), sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica do MEC.
O II Workshop da Região Nordeste teve como público-alvo as secretarias municipais de educação da região e, em sua programação, contou apresentação cultural, palestra e discussões acerca de temáticas como Formação Docente e Atualização Curricular, com vistas a esclarecer e ampliar o repertório das redes quanto à implementação da Computação e Educação Digital em seus currículos, garantindo esse direito de aprendizagem aos estudantes da Educação Básica a partir de 2026.
Na solenidade de abertura, o evento teve a participação de Ana Úngari Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC; Professora Daiani Damm Tonetto Riedner, da UFMS e Coordenadora Geral da Assessoria; Professora Maria José De Sena, Reitora da UFRPE e da Professora Rozelma Soares de França, do Departamento de Educação/UFRPE e Coordenadora da Assessoria na Região.
Também, docentes da UFRPE e de outras instituições parceiras, técnicas da instituição, tutores e assistentes à docência conduziram ações para efetivação da programação.
Este evento simboliza a força da cooperação nacional, o compromisso da UFRPE em fortalecer vínculos com a Educação Básica, promovendo oportunidades de diálogo para qualificação dos planos de Educação Digital dos municípios da região.
O curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, com mais de 6 mil matrículas efetivadas, da qual o evento está vinculado, é realizado com a parceria de universidades das diferentes regiões do Brasil: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
A execução do projeto na UFRPE conta com a participação de docentes dos departamentos de Educação (DEd), Computação (DC) e da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UAEADTec), técnicas, estudantes e colaboradores externos, além do apoio da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE).
