JavaScript não suportado

 

UFRPE e PCR abrem inscrições para o curso Educação, Saúde e Cidadania na Velhice

Serão abertas, entre os dias 24 e 26 de março, as inscrições para a segunda edição do Curso Educação, Saúde e Cidadania na Velhice, parceria entre a UFRPE e a Prefeitura do Recife dentro do projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa. As pessoas interessadas devem se inscrever no Departamento de Educação Física da UFRPE. Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - Recife/PE. Prédio Manuel Amaro, localizado ao lado do Ginásio coberto. O horário das 8h às 12h e das 14h às 16h. 

 Para a segunda edição, serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para o turno da tarde. As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras na própria universidade. É um curso completamente gratuito
para os estudantes e prioriza as pessoas idosas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com 80% de suas vagas destinadas a esses. As demais pessoas interessadas poderão ocupar os 20% restante das vagas.

O projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa da UFRPE foi criado em 2023 com o Curso “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice”. O projeto é uma parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Direitos e Juventude, com apoio do COMDIR, financiado com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. É uma ação de desenvolvimento científico, cultural, social e humano, para integrar à universidade as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, moradores da cidade do Recife, com ou sem requisitos acadêmicos prévios para o alunado, tendo em vista que comunga com a teoria da Aprendizagem ao Longo da Vida, configurando-se, portanto, como uma ação Especial de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O curso teve a sua primeira edição iniciada em agosto de 2023 e finalizada em fevereiro de 2025, com a participação inicial de 120 idosos e encerramento com 90 idosos o que aponta um perfil diferente da população idosa atual, que deseja estar inseridas nas mais diversas formas de interação e participação social.

O Curso de “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice” tem o perfil técnico-científico e humanístico, objetivando conscientizar e incentivar as pessoas idosas a conhecerem o processo de envelhecimento e a velhice de uma forma mais positiva, mantendo-as cada vez mais ativas e protagonistas da sua própria vida.

Mais informações disponíveis no Edital n° 01/2025 de 18 de março de 2025.