No dia 14 de fevereiro do ano em curso, as 19hs, no Buffet Suassuna Recepções, foi realizada à cerimônia de conclusão das três últimas turmas do Programa “Qualificação para o trabalho, geração emprego e renda”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo /UFRPE/ Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROEXc), em parceria com a Associação Oásis da Liberdade. A Cerimônia aconteceu no Buffet Suassuna Recepções e contou com a presença da Magnifica Reitora da UFRPE, Professora Maria José de Sena, da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc), Renata Valeria Régis Gomes, do Coordenador de Educação Continuada, Roberto Albuquerque Melo, da Coordenadora da Associação Oásis de liberdade, Adriana Eustáquio, do presidente do Sindsprev-PE, Luiz Eustaquio; representando a Coordenação Colegiada do Programa (Daisyvângela da Silva Lima; Ângela Maria Miguel) a professora. Joseana Maria Saraiva; contou inda com a participação dos/as concluintes dos cursos, familiares e convidados/as.
O Programa “Qualificação para o trabalho, geração emprego e renda” (Selo ODS EDUCAÇÃO 2022/2024), vem sendo desenvolvido desde de 1995 em parceria com organizações públicas e privadas com ou sem fins lucrativos (Prefeituras, ONGs, Associações, Sindicatos, Creches e Pré-escolas, Hotéis, entre outras). Nessa perspectiva, tem como objetivo possibilitar aos trabalhadores/as, sujeitos da ação, o aprimoramento de suas capacidades técnicas, intelectuais, crítica e criativa, tendo em vista inserção no mundo do trabalho, ou criar e gerir seu próprio negócio, capacidade de transformar ideias em produtos e serviços, de forma crítica e consciente. Para tanto, o programa integra cursos nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, hospedagem, recepção e cerimonial, educação infantil, cuidados e bem-estar do idoso/a. Os cursos contemplam uma carga horária mínima de 120 ou 150 horas/aula – distribuídas em três módulo: Básico; Específico e Vivência Prática, ministrados por Discentes, Docentes do curso de Ciências do Consumo e Gastronomia e Servidores Técnicos administrativos e educacionais /UFRPE.
Em 2023/2024 o programa foi implementado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco – SINDSPREV; com a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de santo Agostinho e apoio da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho-PE; com a Prefeitura do Município de Lagoa do Carro-PE parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco – SINDSPREV; finalizando, em parceria com a Associação Oásis da Liberdade, no bairro de Santo Amaro em Recife-PE e no município de Iguassú-PE.
Nesse processo, o programa qualificou 1500 trabalhadores/as - concluintes dos cursos: Recepção/Cerimonial; Empoderamento Digital Feminino; Envelhecimento e Cuidado com o/a Idoso/a; Governança, Camareira e Auxiliar de Serviço de Limpeza; Auxiliar de Educação Infantil; Cozinheiro Básico; Confeitaria: torta, doce e sagados. com resultados e impactos comprovados no que concerne a inserção de um percentual significativo no mundo do trabalho e com criação do seu próprio negócio.
A Reitora da UFRPE, Professora Maria José de Sena, ressaltou que o Programa “Qualificação para o trabalho, geração, emprego e renda”, tem uma história na UFRPE de qualificação para o trabalho, marcada por um trabalho competente e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. Representa um marco para o desenvolvimento econômica e social do Estado de Pernambuco. Ao longo desses quase 30 anos, são mais de 30 mil trabalhadores/as qualificados/as, com habilidade para aplicar os conhecimentos técnicos e científicos no desempenho de suas funções no mundo do trabalho, orgulho para UFRPE.
A professora Joseana Saraiva ressaltou que o princípio que fundamenta a existência do programa a mais de 20 anos, é acreditar que por meio da educação e do trabalho, o ser humano desenvolve a si mesmo enquanto indivíduo, de tal modo que garante sua existência e subsistência de forma digna, autônoma e independente. Para ela, só através da educação e do trabalho o ser humano tem a oportunidade de melhorar suas condições, por conseguinte, sua qualidade de vida.
A Pró-reitora de Extensão, Renata Valeria Régis Gomes, destacou a realização do programa como instrumento para a construção de um futuro inclusivo, com menos desigualdade e justo. Para ela o programa faz mais do que qualificar, abre portas ao mundo do trabalho de forma mais digna. Destacou, especialmente, como essencial, o curso de Horticultura e Jardinagem que propiciou uma nova oportunidade a jovens e adultos em processo de reabilitação e reintegração social.
Para Adriana Eustáquio, coordenadora da Associação Oásis da Liberdade, a parceira com a UFRPE propiciou aos trabalhadores/as novos conhecimentos e habilidades em áreas específicas que vão oportunizar acesso ao mundo do trabalho e também a criarem seu próprio negocio e assim melhorar sua qualidade de vida.