A Universidade Federal Rural de Pernambuco foi certificada, nesta quinta-feira (20), com o Selo ODS Educação em reconhecimento à contribuição com o avanço da Agenda 2030 da ONU no país. O evento aconteceu no Rio de Janeiro.
Ao todo 47 ações da UFRPE foram certificadas com o selo ODS 2025, que alcançaram 121 impactos sociais e beneficiou um total de 28.025 beneficiados. Janielly Mantovani, coordenadora de sustentabilidade, participou de uma das mesas redondas do evento e comemorou o resultado: “Fico muito feliz com este resultado, que só foi possível graças ao empenho de todos. Nós demos toda a orientação para submetermos os projetos, mas sem o esforço de todos não teríamos tanto êxito nesta premiação”.
Maria José de Sena, reitora da UFRPE, destacou a importância da premiação: “Esta certificação reforça o nosso compromisso, enquanto instituição de ensino superior, em contribuir com a Agenda 2030. Gostaria de dar os parabéns a todos os nossos coordenadores e coordenadoras que se empenharam nestas ações buscando transformar vidas e pensando em um futuro mais sustentável”.
Durante a cerimônia de premiação, a UFRPE foi anunciada como anfitriã da cerimônia de certificação em 2026.
Em todo o país, 74 instituições foram selecionadas e reconhecidas pelo Instituto Selo Social, que avaliou um total de 1.340 iniciativas. Essa conquista reforça o compromisso das instituições com a promoção da transformação social e do desenvolvimento sustentável.
O Projeto Selo ODS Educação é uma iniciativa resultante da parceria entre o programa UnB2030, o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.