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UFRPE sedia evento internacional sobre Estudos do Consumo em outubro

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai sediar simultaneamente, de 6 a 8 de outubro, o XII Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) e o VIII Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. O tema deste ano é Consumo e Inovação e as discussões serão em torno de como o consumo e os consumidores constroem inovações, criam mercados e reconfiguram a cultura material. O encontro é direcionado a todas as pessoas interessadas em entender as transformações do consumo e seus impactos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e ambientais.

O evento reúne um time de pesquisadores brasileiros e internacionais, além de profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento em uma programação que abrange palestras, grupos de trabalho, lançamento de livros, apresentação de cases, mesas redondas, conferências, painel participativo, além de confraternização. A conferência de abertura ficará por conta do sócio-fundador do grupo Consumoteca, Michel Alcoforado, que também fará o lançamento do livro “Coisa de Rico - A vida dos endinheirados brasileiros”, ao lado do cineasta e pesquisador Fábio Pereira de Oliveira, com a obra “NHEMBO’ESABA PIÁRA – Ciências de um indígena em contexto urbano”, e da professora e pesquisadora Maria Alice Rocha, com o livro “Comunicação, Consumo e Envelhecimento: Desafios para qualidade de vida”.

Serão realizados nove grupos de trabalho, cada um com uma quantidade de sessões, que seguem: (GT01) Consumo e Inovação, com Inovação em produtos e marcas (sessão 01), Inovação em comportamentos (sessão 02); (GT02) Consumo e questões étnico raciais, com Beleza Negra, Consumo e Resistência: Perspectivas do Vestuário à Estética Digital (sessão 01), e Diversidade, representação, cultura e consumo (sessão 02); (GT03) Consumo e perspectivas críticas sobre marketing, comunicação e publicidade, com Subjetividades, Consumo e Cultura na Sociedade Contemporânea (sessão 01), Influência Digital, Plataformização e Disputas de Visibilidade (sessão 02), e Publicidade, Marcas e Disputas Éticas no Mercado (sessão 03); (GT04) Consumo e sociabilidades: dinâmicas urbanas e desigualdades, com (Re)Configurações dos Espaços de Sociabilidade e de Consumo da Cidade Contemporânea (sessão 01), Cotidiano Urbano, Consumo Cultural e Turismo (sessão 02), e Inclusão em Perspectiva: reflexões sobre desigualdades e cuidados (sessão 03); (GT05) Consumo e práticas alimentares, com Mercados e consumo alimentar (sessão 01), Ativismos alimentares (sessão 02), e Gastronomias e inovações alimentares (sessão 03); (GT06) Moda, consumo e inovação, com Moda, produção e consumo (sessão 01) e Moda, consumo e inovação (sessão 02); (GT07) Consumo, cidades e futuros, com Consumo, cidades e futuros numa perspectiva aplicada e decolonial (sessão 01) e Painel participativo: Consumo, universidades e futuros: o consumo da educação superior no Brasil em perspectiva crítica (sessão 02); (GT08) As novas rotas da seda. Circulação de objetos e padrões de consumo contemporâneos, com Circulação, fronteiras e reciclagem (sessão 01); e (GT09) Consumo e religião, com Consumo e Subjetividades Religiosas (sessão 01).

A programação oferece ainda palestra sobre Consumo, sustentabilidade e cidadania – 20 anos depois, com a professora e pesquisadora Fátima Portilho (UFRRJ); conferência sobre Consumo e pessoas com deficiência, com a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Paula Feminella, além de três mesas redondas, as quais terão como temas Consumo, inovação e inteligência artificial, com Luciano Meira (UFPE/PROZ-Educação), Ricardo Limongi (UFG) e Izabela Domingues (UFPE), e mediação de Marta Villar Rosales (UL - PORTUGAL), que vão debater os impactos sociais e mercadológicos dessas tecnologias no cotidiano; Consumo, inovação e inclusão, com Davi Pradines (Cesar), João Apuã (Pajubá Tech), e mediação de Flávia Galindo, que vão discutir discutir inovação com propósito, acessibilidade e diversidade, com apresentação de cases inspiradores como o Batom Inteligente (Grupo Boticário + CESAR) e a plataforma da Lenovo que conecta surdos e ouvintes; e Consumo, inovação e estilo de vida, com John Wilkinson (UFRRJ), Cláudia Buhamra (UFC) e Marta Rosales (ICS /UL – Portugal) e mediação de Patrícia Leite (UFRPE), que vão explorar tendências, mudanças culturais e os impactos simbólicos, ambientais e sociais das inovações que transformam estilos de vida contemporâneos.

É a primeira vez que o evento brasileiro é realizado fora do Rio de Janeiro e a grande novidade é que nesta edição será realizado o I ENEC do Futuro, voltado para estudantes de graduação regularmente matriculados e profissionais recém-graduados (com até um ano de formação), de todas as áreas do conhecimento, que também poderão submeter trabalhos que tenham o consumo como chave de trabalho principal. Para quem não se inscreveu até o dia 30 de setembro, as inscrições devem ser feitas no primeiro dia do evento, durante o credenciamento, e custam R$65 para estudantes de graduação. R$135 para ouvintes, R$250 para estudantes de pós-graduação que vão apresentar trabalho, e R$400 para profissionais que vão apresentar trabalho.

SERVIÇO:
XII Encontro Nacional de Estudos do Consumo
VIII Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo
Data: 06, 07 e 08/10/2025
Horário: 09 às 19:30h
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Campus Dois Irmãos, Recife – PE
Endereço: Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife/PE
Site do ENEC 2025: https://www.enec2025.sinteseeventos.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/xii_enec
https://estudodoconsumo.com.br/

Acesse a programação completa no anexo abaixo.