Durante os dias 13 a 15 de agosto, será realizado um Workshop sobre sequenciamento Nanopore e bioinformática para detecção de fitopatógenos, no programa de pós-graduação em Fitopatologia da UFRPE.
A Profa. Dra. Rosana Blawid, do laboratório de Fitovirologia do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia, tem um projeto bilateral com o Leibniz Institute DSMZ-German Collection of Microorganisms and Cell Cultures GmbH, que detém a maior coleção de microrganismos do mundo. Este projeto é financiado pela CAPES e BMBF/DAAD, parceria entre Brasil e Alemanha.
Instrutores do Workshop:
Dr. Paolo Margaria, Virologista no Instituto Leibniz DSMZ (Alemanha), lidera o grupo "Descoberta e Diversidade de Vírus em Plantas". Sua pesquisa integra sequenciamento de alto rendimento e diagnóstico molecular avançado para identificar novos vírus em plantas, caracterizar sua diversidade genômica e investigar a dinâmica evolutiva, contribuindo para o aprimoramento de estratégias de vigilância e manejo de doenças em plantas.
Dr. Bruno Mendes, pós-doutorando no DSMZ. É Doutor em Fitopatologia pela UFRPE, especializado em manejo e taxonomia de nematoides e no uso de nanopartículas metálicas para o controle de patógenos de plantas. Atualmente, realiza pesquisas em metagenômica, Nanopore Sequencing, nanotecnologia e cultura de tecidos aplicada à eliminação de patógenos, com foco em fornecer inovações para a sustentabilidade em agroecossistemas.
O workshop é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas e os interessados podem acessar o formulário via link (https://forms.gle/
Mais informações também podem ser encontradas no Instagram @plantvirus_seq ou por meio do e-mail workshop.nanopore@gmail.com