A comunidade UFRPE celebrou, na última quarta-feira (21/08), os 18 anos de fundação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). A programação foi composta por corte de bolo no Restaurante Universitário, solenidade no Espaço de Convivência da Unidade - inaugurado na ocasião - e abertura da Exposição Comemorativa pelos 18 Anos da UAST/UFRPE no Shopping Serra Talhada, que destacou os cursos da Instituição. Na manhã desta quinta (22/08), foi promovido o Café da Manhã Participativo no hall do Auditório Atikum da Biblioteca.
Os eventos contaram com a participação da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, do vice-prefeito de Serra Talhada, da diretora geral e acadêmica da UAST, Elisiane Alba, do diretor administrativo da Unidade, Márcio Roque Silva, além de pró-reitoras e de estudantes, docentes e técnicos(as)-administrativos(as).
À tarde, durante a solenidade de aniversário, foram entregues menções honrosas concedidas pelo Conselho Técnico Administrativo da UAST aos diretores e diretoras gerais e acadêmicos(as) ao longo desses 18 anos. Foram homenageados(as) os(as) docentes: Ronaldo do Nascimento, Carlos Romero Ferreira de Oliveira, Luciano Galvão Freire Júnior, Katya Maria Oliveira de Sousa e Ellen Karine Diniz Viegas.
A reitora Maria José de Sena destacou, em sua fala, que a história da UAST tem muitos atores e que pôde acompanhar ativamente desde as primeiras discussões sobre os cursos da Unidade, em 2003. “A gratidão a toda essa equipe é muito grande, pois foi um longo e difícil caminho. Mas resistimos igual ao mandacaru resiste à seca na região do Pajeú”, ressaltou. “O Brasil precisa entender que o caminho é a educação. Através do conhecimento a gente não se rende. ", sublinhou a reitora.
Espaço de Convivência
Um dos destaques da programação foi a inauguração do Espaço de Convivência, onde funcionava a antiga cantina, que foi reformado e recebeu em destaque duas ilustrações feitas por estudantes da UAST. As ilustradoras foram Gabrielly e Celina, e os pintores e pintoras: Manoel Netto; Celina Xavier; Ayla Amorim; Val Silva; José Cleiton; Gleyson Luiz; Paulo Roberto e Carlos Eduardo.
"Não é fácil ter um espaço desse e ter uma oportunidade em que acreditam na sua capacidade. Temos muitos artistas e todos foram convidados, mas os desenhos foram feitos por 16 pessoas, um belo trabalho coletivo", afirmou a estudante Val Silva, representando os(as) estudantes.
A UAST
A UAST foi instalada no dia 21 de agosto de 2006, no reitorado do professor Valmar Corrêa de Andrade, no Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação, Campus Avançado da UFRPE, no Município de Serra Talhada/PE.
O campus da UFRPE no sertão pernambucano foi parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado no pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Por acreditar que o desenvolvimento humano é proveniente do conhecimento e da educação, além de contribuir efetivamente para o crescimento regional, a UAST sempre buscou atender a demanda de conhecimento e trabalho dos municípios do Sertão, no que diz respeito, principalmente, à carência de profissionais qualificados na região.
A UAST atende aproximadamente 1.835 estudantes e conta com um capital humano formado por cerca de 203 docentes, 64 técnicos(as)-administrativos(as) e cerca de 100 colaboradores(as) terceirizados(as).
Oferece nove cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação, em nível de mestrado.
Entre as principais conquistas da UAST ao longo desses 18 anos, destacam-se:
• Salas de aulas equipadas e climatizadas;
• Restaurante Universitário fornecendo um cardápio cuidadosamente preparado por nutricionistas no almoço e jantar;
• Transporte entre a cidade e o campus, totalmente gratuito;
• Quadra Poliesportiva e incentivo a prática esportiva;
• Áreas de experimentos/campo;
• Residência Estudantil Masculina e Feminina com cerca de 80 vagas;
• Mais de 30 laboratórios para ensino, pesquisa e extensão;
• 96 salas de professores;
• Acessibilidade no campus;
• Vestiário;
• Área de convivência;
• Auditório com capacidade para mais de 300 pessoas;
• Centro de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes;
• Biblioteca com cabines de estudo individual, sala de vídeo, mesas de estudo em grupo, sala de informática e capacidade para mais de 20.000 exemplares;
• Usina fotovoltaica.
Ainda merece destaque que, ao longo desses 18 anos, foram desenvolvidos mais de 250 projetos de extensão.
A UAST proporciona a qualificação de inúmeras pessoas, que antes precisavam se deslocar para outros centros urbanos na busca do sonho do ensino superior. Foram mais de 5.620 profissionais que já receberam seus diplomas, através da Unidade.
É a Universidade Federal Rural de Pernambuco, há 18 anos, através da sua Unidade Acadêmica, transformando, em pleno semiárido, os sonhos em realidade, os desafios em conquistas e proporcionando a mudança de milhares de vidas.